Domingo, 07 de Março de 2021
Congressos

7º Ciclo de Debates Diálogos sobre Gestão Cultural

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Gestão cultural

Evento sobre gestão cultural reúne conferencistas do Brasil, Peru e Chile

Estimular uma visão crítica da gestão cultural e consciente do seu potencial para transformar a sociedade. Com esse objetivo e a partir de variados formatos, a 7ª edição do ciclo de debates Diálogos sobre Gestão Cultural acontece entre os dias 1º e 3 de março. O evento é gratuito e será realizado através de transmissões ao vivo no canal do YouTube do Coletivo Gestão Cultural. A programação completa está disponível no site coletivogestaocultural.com.

Dedicado a promover uma interlocução entre comunidade acadêmica, gestores e agentes culturais, o evento inclui os Diálogos, mesas com reflexões sobre temáticas específicas, e as Partilhas, voltadas ao compartilhamento de experiências em gestão cultural. As atividades contarão com palestrantes que atuam no Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Brasília, Ceará, Pernambuco e Chile, a exemplo de Dríade Aguiar (Mídia Ninja), José Márcio Barros (UEMG), Cíntia Guedes (UFBA) e Rosa Angelini (Gestoras en Red). Em destaque na programação figuram temas como gestão contracolonial, acessibilidade, redes de mulheres gestoras e as disputas e resistências diante dos retrocessos nas políticas e na gestão pública da cultura.

Proposições críticas e menos convencionais sobre o campo dão o tom das Provocações, conferência de encerramento que será ministrada pelo professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Peru e da Escola Nacional de Belas Artes, Víctor Vich, intitulada “Políticas culturais, tempo livre e jornada de trabalho”. As Provocações, os Diálogos e as Partilhas contarão com tradução em libras.

Interessados podem acompanhar também os debates que ocorrerão nas Trocas, momento de apresentação de trabalhos que, pela primeira vez, foram selecionados por meio de uma chamada pública. No total, serão discutidos 60 trabalhos enviados no formato resumos expandidos, distribuídos entre os temas: Gestão cultural, identidades e territórios; Gestão de espaços culturais; Gestão cultural e liberdade de criação; Gestão cultural e insurgências contemporâneas e Gestão cultural no contexto da pandemia. A atividade terá expositores da Bahia, Sergipe, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Amapá, Distrito Federal, Paraná, Piauí, São Paulo, Pará, Maranhão, Alagoas, Paraíba, Lisboa e Buenos Aires.

As inscrições para ouvintes estão abertas até 25 de fevereiro através do link bit.ly/InscricoesDialogos. Não é obrigatório se inscrever para ter acesso aos conteúdos, mas certificados serão emitidos somente aos que fizerem a inscrição. Os participantes que cumprirem 75% de frequência terão direito ao documento.

O evento, coordenado pelas professoras Gisele Nussbaumer (UFBA) e Giuliana Kauark (UFRB), é uma realização do Coletivo Gestão Cultural, grupo vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (POSCULTURA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que reúne docentes e discentes da Faculdade de Comunicação (FACOM) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA e do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT/UFRB). A sétima edição será realizada com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.


Serviço:
O que: 7ª edição Diálogos sobre Gestão Cultural.
Quando: 1º a 3 de março de 2021.
Onde: Transmissões no canal do youtube.com/ColetivoGestaoCultural.
Quanto: evento gratuito.
Mais informações: coletivogestaocultural.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas