Terça-feira, 23 de Abril de 2024

6° Fórum Internacional do Património Arquitetónico Brasil/Portugal

Início: Fim: Países: Brasil, Portugal

Arquitetura, Eventos, Património

O 6 FIPA - Fórum Internacional do Património Arquitetónico terá como tema principal «A Preservação da Multiculturalidade no Património Cultural» e realizar-se-à no Mosteiro da Batalha de 22 a 24 de maio de 2019, com a organização conjunta da Universidade de Aveiro (Coordenação), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), o Município da Batalha, o Mosteiro da Batalha, contando ainda com o apoio na organização dos parceiros Rota do Românico e Instituto Politécnico de Leiria da parte de Portugal e da parte do Brasil: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto dos Arquitetos do Brasil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU SP) e UIA2020 (Brasil).

O Fórum é uma oportunidade de debate bilateral dirigido aos técnicos, comunidade científica, empresas, agentes culturais, Câmaras Municipais, instituições ligadas à preservação e manutenção do Património e a todos os interessados por este tema. Os dois dias do Fórum terão momentos de debate para uma participação mais alargada. O primeiro dia será pautado pela intervenção das entidades responsáveis e promotoras das ações de dinamização, financiamento e regularização das intervenções no património. O segundo dia pela apresentação de casos, como exercícios de boas práticas e reflexões de natureza técnica.

O Fórum pretende divulgar e debater o trabalho que tem sido desenvolvido nos 2 países em torno do Património edificado, a sua manutenção, reabilitação e dinamização como processo de criação de valor. Terá como objetivo principal a partilha de saberes e experiências ao nível técnico, científico e cultural que permitirá consolidar ações conjuntas, parcerias e, ainda, o debate em torno das políticas culturais relativas à gestão do Património, com especial enfoque na ligação entre Portugal e o Brasil e o seu legado comum.

Mais informações e inscrições: http://www.ua.pt/patrimonioportugalbrasil/