Terça-feira, 24 de Maio de 2022
Congressos

6ª Conferência de Pós-Graduação de Chicago sobre Estudos Hispânicos, Luso-Brasileiros e Latinxs

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para trabalhos, Estudos Ibero-Americanos, Estudos Luso-Brasileiros

6ª Conferência de Pós-Graduação de Chicago sobre Estudos Hispânicos, Luso-Brasileiros e Latinxs

14 a 16 de abril de 2022
Universidade de Chicago

Formato virtual

Oradores principais:
Patrícia Vieira
Marisol de la Cadena
Jerónimo Duarte-Riascos


As sociedades hispânicas e luso-brasileiras se constituíram a partir da colisão de mundos, perspectivas, corpos, objetos, espécies e subjetividades. Os marcos deste processo incluem desde o chamado “intercâmbio colombiano” no século XV, a expansão de doenças a nível global, até os fluxos migratórios contemporâneos — uma longa história de circulação, contatos e deslocamentos. Nesta conferência, propomos repensar as relações humanas e não-humanas no contexto hispânico e lusófono, ampliando nossas perspectivas de quais são os agentes de transformação cultural, pondo em conversação distintas épocas e linhas de pensamentos: como se constroem as margens entre o humano e o não-humano? Como diferentes imaginários abordam esse atravessamento? De que maneiras essa perspectiva nos ajuda a repensar distintas categorias, como as de raça, gênero e classe? Entre as muitas possibilidades se encontram: os resultados das confluências entre objetos, organismos vivos, línguas e conhecimentos; as diferenças epistemológicas entre as tradições do Norte e do Sul global; as conceptualizações de sujeito, espaço, paisagem e território; as perspectivas pós-humanas e ecocríticas frente aos mundos transoceânicos, insulares e peninsulares; e as produções culturais que nascem às margens.

Em face destas propostas, estudantes do programa de Estudos  Hispânicos e Luso-Brasileiros da Universidade de Chicago, do departamento de Espanhol e Português da Universidade Northwestern e do programa de Estudos Hispânicos Literários e Culturais da Universidade de Illinois em Chicago convidam participantes à “O HUMANO ÀS MARGENS”, 6º Conferência de Pós-Graduação de Chicago sobre Estudos Hispânicos e Luso-Brasileiros, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de abril de 2022, em formato virtual na Universidade de Chicago.

São bem-vindos trabalhos sobre literatura, tradução, cinema, teatro, estudos culturais, arte, hqs e outras narrativas gráficas, música, visualidades, auralidades, performance, teoria crítica, pesquisas sobre escrita criativa, etc.

As apresentações não devem exceder 20 minutos (7 a 8 páginas em espaçamento duplo) e podem ser em espanhol, inglês ou português. As propostas, com no máximo 250 palavras, deverão ser enviadas em arquivo Word (12 pt, Times New Roman) para gradchicagoconference@gmail.com até as 23h59 (CT) do dia 11 de fevereiro de 2022.

O arquivo deve conter o título e o resumo da apresentação, o nome do participante e sua filiação acadêmica. Também serão recebidas propostas de painéis de 3 ou 4 palestrantes, caso em que deverá ser incluída uma descrição geral do tema da mesa (com no máximo 250 palavras), bem como os resumos de todos os trabalhos participantes, os nomes dos autores e sua afiliação acadêmica.

Em caso de dúvidas ou solicitações específicas, entre em contato com os organizadores através do e-mail acima ou visite nosso blog https://gradchicagoconference.wordpress.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas