Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

5.º Congresso Literacia, Media e Cidadania: Tecnologia, Desinformação e Ética

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Comunicação, Literacia, Literacia Digital, Media

Está aberta a chamada de trabalhos para o V Congresso Literacia, Media e Cidadania, que se realiza entre os dias 3 e 4 de maio 2019, na Universidade de Aveiro. Organizado pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) o evento tem como tema “Tecnologia, Desinformação e Ética”. Até 15 de janeiro 2019, os interessados em participar no evento com comunicações ou posters podem submeter as suas propostas para avaliação cega por pares.

Eixo temático

Ao longo dos cerca de 10 anos de atividade, o Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) funcionou como charneira de uma dinâmica que permitiu avançar com a causa da Literacia Mediática, salientando-se os Congressos Literacia, Media e Cidadania, que se assumiram como o principal fórum nacional sobre a matéria. Na verdade, as quatro edições realizadas constituíram-se como palco de debate aprofundado dos principais temas neste domínio como a formação, os novos media e as novas literacias, as redes sociais e o novo espaço público.

Nesta década, foram muitas as novidades e alterações no setor dos media e domínios afins. Algumas das mudanças consistiram num incremento de dinâmicas pré-existentes, como a crescente digitalização dos media – a consequente migração para plataformas digitais, novas formas de disponibilização e de consumo, bem como novos formatos e conteúdos – e a fragmentação das audiências. Outros fenómenos, como a desinformação, não sendo novidade, alcançaram especial importância pela dimensão que assumiram. Mas este período também foi caracterizado por ruturas. Na verdade, as nossas vidas são hoje, em grande medida, pautadas por serviços que ou não existiam ou eram ainda incipientes há cerca de 10 anos. Lembremos que os smartphones e suas aplicações tornaram-se, neste curto período histórico, ubíquos, marcando presença nas mãos, bolsos e carteiras de praticamente todas as pessoas, tornando-se uma espécie de extensão do corpo, da inteligência e da memória dos seres humanos.

Tudo leva a crer que, na próxima década, as mudanças sejam ainda mais marcantes. Atendendo às tecnologias em aperfeiçoamento é possível antecipar algumas evoluções que, quase inevitavelmente, irão transformar o modo como vivemos, como nos relacionamos, como trabalhamos, como produzimos e consumimos informação, bem como o modo como usufruímos dos nossos tempos de lazer.

Com efeito, afigura-se muito provável que tecnologias como a Realidade Virtual, a Inteligência Artificial e os wearables numa primeira fase e posteriormente novos interfaces homem-máquina (que serão colocados diretamente no sistema nervoso, no interior do corpo humano) iniciarão um processo, ainda que lento e paulatino, de alteração da natureza humana.

Mas, se as tecnologias em maturação já nos permitem antecipar evoluções extraordinárias para a próxima década, é muito provável que as inovações que não conseguimos, por ora, prever possam vir a ter um impacto ainda maior.

Continuaremos, assim, a viver tempos de mutação aceleradíssima que tanto poderão permitir verdadeiros saltos civilizacionais como poderão conduzir a resultados devastadores, consoante sejamos, enquanto comunidade, capazes ou não de adotar uma postura inteligente, crítica e ética face às novas circunstâncias.

Ora, as competências compreendidas no que se convencionou designar como Literacia para os Media constituem a chave para fazer com que estas novas tecnologias e serviços potenciem os seres humanos e não os estupidifiquem.

Neste quadro e complementando a inestimável contribuição de outras áreas do saber e da ação humana, designadamente das engenharias e da comunidade empresarial, há um papel essencial a desempenhar pelos promotores da Literacia Mediática em prol do conhecimento e compreensão destes novos serviços e tecnologias, do incremento do sentido crítico na sua utilização e na resposta às questões éticas que colocam.

Mais informações na página do 5.º Congresso Literacia, Media e Cidadania.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas