Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Congressos

4ª Mesa Redonda Línguas e Mobilidades / Mobilidades Linguísticas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Antropologia, Ciências da Educação, Ciências Humanas e Sociais, Geografia, Língua, Linguística, Migrações, Mobilidade, Turismo

A 4ª Mesa Redonda Línguas e Mobilidades / Mobilidades Linguísticas acontece no dia 18 de novembro no Olhão, em Portugal. O evento é organizado pela Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). A inscrição é gratuita e pode ser feita através dos correios eletrónicos de Filipa Perdigão fperdig@ualg.pt e Kate Torkington ktorking@ualg.pt.

Apresentação

Com esta mesa redonda convidamos os participantes a explorar as ligações multifacetadas entre língua(s) e mobilidades. O âmbito é, assim, inter- e multidisciplinar, com contributos de diversas áreas de investigação, incluindo a sociolinguística, análise de discurso, sociologia, antropologia, geografia, estudos (inter)culturais, ciências da educação, e literatura.

Vivemos num mundo de mobilidades aceleradas, onde as pessoas estão “em movimento” como nunca antes (Urry, 2007; Elliott & Urry, 2010). A complexidade inerente aos contextos de mobilidade contemporânea é caracterizada pela diversidade dos seus atores, das políticas e das práticas, devendo por isso ser analisada por uma lente interdisciplinar de forma a compreender as dinâmicas de todas estas realidades inconstantes.

Enquanto para muitos, viajar e estar em movimento depende, até certo ponto, da livre escolha individual – enquanto turista, viajante, trabalhador, estudante, peregrino, migrante – para outros essa escolha é muito limitada ou não chega a existir: refugiados, asilados políticos e exilados podem dizer muito pouco sobre quando, como e para onde vão. Contudo, um aspeto inerente a todas estas mobilidades internacionais são os movimentos que afetam as línguas e as culturas. Através do movimento das pessoas, as línguas e as variedades linguísticas também se encontram “em movimento”, significando que as práticas linguísticas ficam reterritorializadas e situadas em contextos sociogeográficos diversos e em constante mutação.

Convidamos todos os participantes a refletirem sobre as seguintes perguntas (entre outras possíveis):

  • Como é que os diferentes tipos de mobilidades (por exemplo migrações, turismo, negócios e viagens de trabalho, etc) são praticadas / estão ligadas / aumentam / restringem-se através da língua, e de práticas e políticas linguísticas?
  • Como é que as mobilidades são mediadas pela(s) e através da(s) língua(s)? (por exemplo, nos media, na paisagem linguística, no espaço educativo, em livros de viagens, etc)
  • Como é que as práticas e políticas linguísticas se (re)estruturam e se moldam através das mobilidades contemporâneas?
  • Qual é o valor (económico e/ou simbólico) das diferentes línguas num território de mobilidade?
  • De que forma a(s) língua(s) e as mobilidades interagem e moldam identidades (nacional, étnica, linguística)?
  • · Como é que as vidas e territórios de mobilidade são considerados na pedagogia das línguas?

Continuando o trabalho desenvolvido nas mesas redondas interdisciplinares acolhidas pelo CES de Lisboa em 2014 e 2015, o objetivo principal desta mesa redonda é proporcionar um espaço de encontro para abordagens conceptuais, metodológicas e empíricas que, embora diferentes, são certamente complementares e que procuram responder a questões prementes da sociedade contemporânea.

O evento é de inscrição gratuita e aberto à participação de estudantes, investigadores e público geral. A mesa redonda conta com a colaboração de investigadores do CIES-IUL e CEPED – Université Paris Descartes e com a EDiSo – Associação de Estudos sobre Discursos e Sociedade e ainda com o apoio da Tourism & Management Studies International Conference 2016.

Mais informações no programa completo em anexo e na página do Ces.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas