Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

3rd Meeting Industry, History, Heritage

São João da Madeira | 16, 17, 18 janeiro 2020

Call for papers

III Encontro Indústria, História, Património realizar-se-á nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2020, em São João da Madeira, Portugal. Pretende-se que este Encontro seja um fórum de discussão aberto e pluridisciplinar, dedicado à apresentação de estudos no domínio da história da indústria e do património associado, compreendendo: edifícios e maquinaria, oficinas, fábricas, minas e locais de processamento e de refinação, entrepostos e armazéns, centros de produção, transmissão e utilização de energia, meios de transporte e todas as suas estruturas e infraestruturas, assim como os locais onde se desenvolveram atividades sociais relacionadas com a indústria, bem como a memória associada a todos estes processos.

Em simultâneo com o III Encontro Indústria, História, Património decorrerão outras ações relacionadas com a valorização da memória associada à indústria, a educação patrimonial e o turismo industrial.

Os Dias da Memória da Indústria decorrerão entre 17 e 19 de janeiro de 2020, visando a recolha de testemunhos relacionados com a indústria de São João da Madeira.

Convidam-se todos os interessados que tenham como objetivos a divulgação de trabalhos no âmbito da história da indústria e do património a participar neste Encontro, que procurará refletir sobre estas problemáticas, considerando o contexto político, económico, social, cultural e geográfico em que se inserem.

O Encontro de 2020 abrange as seguintes perspetivas temáticas:

• História da indústria;
  • Arqueologia industrial;
  • Industrialização e desindustrialização/reindustrialização;
  • Agentes e atores da sociedade industrial;
  • Movimentos sociais e associativismo ligados à atividade industrial;
  • Arquitetura industrial;
  • Museus, arquivos e espaços de memória;
  • Paisagens industriais;
  • Turismo industrial;
  • Memória do trabalho.

O Encontro reúne intervenções proferidas por conferencistas convidados e a apresentação de comunicações submetidas através de call for papers. A seleção das propostas será orientada pelo propósito de garantir o máximo de qualidade dos trabalhos, quer das apresentações, quer dos debates.

Submissão de propostas: até 30 de dezembro de 2019

Data de comunicação do resultado da submissão: 6 de janeiro de 2020

Enviar: título da comunicação, resumo (máx. 500 palavras), afiliação e currículo académico (100 palavras), 5 palavras-chave

Línguas do congresso: Português, Espanhol, Francês e Inglês

Cada comunicação terá a duração de 15 minutos.

Por favor envie a sua identificação (nome, filiação institucional e endereço eletrónico) bem como o resumo da comunicação por e-mail para: rihprihp@gmail.com

Comissão Organizadora:

• Maria Fernanda Rollo (IHC – NOVA/FCSH)
  • Diogo Ferreira (IHC – NOVA/FCSH)
  • Filipe Silva (IHC – NOVA/FCSH)
  • Inês Castaño (IHC – NOVA/FCSH)
  • Inês José (IHC – NOVA/FCSH)
  • Luísa Seixas (IHC – NOVA/FCSH)
  • Sofia Diniz (IHC – NOVA/FCSH)
  • Susana Domingues (IHC – NOVA/FCSH)

Comissão Científica:

• Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS - UE)
  • Deolinda Folgado (IHC – NOVA/FCSH e DGPC)
  • Elisa Calado Pinheiro (IHC – NOVA/FCSH e CEIS 20)
  • Graça Filipe (IHC – NOVA/FCSH)
  • João Paulo Avelãs Nunes (CEIS20 e FL-UC)
  • Jorge Custódio (IHC – NOVA/FCSH)
  • Jorge Fernandes Alves (CITCEM e UP)
  • Leonor Medeiros (NOVA/FCSH)
  • Maria de Fátima Nunes (UE/IHC-CEFHCi)
  • Maria Fernanda Rollo (IHC – NOVA/FCSH)

A Rede Indústria História e Património, constituída em novembro de 2012, reúne unidades de investigação e outras entidades e investigadores interessados nos domínios genericamente sintetizados sob a designação Indústria, História, Património.

A RIHP constitui um espaço, aberto e plural, de reflexão e debate interdisciplinar e visa promover atividades de instituições, organizações e indivíduos, portugueses e de outros países, que se interessem pela indústria enquanto realidade social global determinante na história do mundo contemporâneo, nomeadamente na sua relação com o desenvolvimento económico e social. A esta está associado o património cultural material e imaterial, nomeadamente: tecnologia, saber-fazer técnico, práticas sociais e culturais, infraestruturas, construções, equipamentos e objetos, sítios e paisagens

A RIHP prossegue, entre outros, o propósito de organizar encontros científicos destinados a apresentar e partilhar conhecimentos no domínio da História, Indústria e Património.