Sexta-feira, 29 de Março de 2024

2º Seminário Internacional do Encontro de Filosofia e Literatura: o(s) ocidente(s) e o(s) oriente(s)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Goa, Portugal

Chamada para trabalhos, Filosofia, Literatura

Após o 1º Seminário Internacional do Encontro de Filosofia e Literatura: o(s) ocidente(s) e o(s) oriente(s), organizado pela Universidade de Goa em 19 e 20 de março de 2018, na Índia, o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto organiza agora a segunda parte deste Seminário Internacional de dois dias: 16 e 17 de maio de 2019, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Este Seminário contou com a participação de académicos de Filosofia, Literatura e outras Ciências Humanas (principalmente de Portugal e Índia) e deseja continuar o espírito de diálogo iniciado com nossos colegas indianos, em março de 2018. O seminário internacional de dois dias terá apresentações focadas na tradição filosófica, literária e teológica, atestando a interacção das culturas portuguesa e indiana desde o século XVI, e considerando o complexo processo desse diálogo, desde alianças estratégicas até profundas rupturas. Este encontro considerará não apenas a compreensão imperativa da ampla gama de conceitos como “Ocidente” e “Oriente”, mas também a dimensão transdisciplinar dos géneros filosóficos - de ensaios, sermões, discursos políticos, livros de viagem, ficção narrativa, dramática ou poemas líricos. Neste contexto, ficaríamos honrados em considerar a sua proposta de comunicação para este evento. Para tal, dever-nos-á enviar um título com o resumo da sua comunicação (máximo de 10 linhas), conjuntamente com uma breve nota de apresentação (até final de Janeiro).

E-mail para contato e envio de proposta: upfil2018@gmail.com

Comissão Organizadora e Científica:
Maria Celeste Natário (IF-UP)
Renato Epifânio (IF-UP)
Maria Luísa Malato (DEPER-FLUP)
Koshy Tharakan (UG)
Delfim Correia da Silva (UG)
Helder Garmes (USP)
Paulo Borges (CFUL)

Co-organização:
Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (RG "Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal")
Universidade de Goa (Departamento de Filosofia e Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos)
Universidade de São Paulo (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas), em associação com o Instituto Camões.

Apoio:
Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP/FFLCH/USP)

Fonte: CELP - FFLCH - USP