Terça-feira, 30 de Novembro de 2021
Congressos

2.º Colóquio de Estudos Saramaguianos

Início: Fim: Países: Brasil

Literatura

Em 2022, quando se passam 100 anos do nascimento de José Saramago, uma extensa e rica programação se desenvolve em múltiplas frentes e em todos os lugares do mundo conhecedores da sua obra. Os momentos que visam marcar a efeméride se consolidam, conforme se lê no documento para o centenário divulgado pela Fundação José Saramago, em torno da “revisitação de uma atividade literária e cívica marcante, na cena portuguesa e internacional; a afirmação de uma obra com uma vitalidade que importa fortalecer; a acentuação do pensamento social, político e ético de José Saramago e da sua atualidade”.

Assim, para os dias que correm, marcar essa data é amplamente necessário. A obra e o pensamento de José Saramago, formadores de uma consciência interrogativa, intelectiva e crítica acerca do mundo e das nossas relações comunitárias, formam um plano de valores fundamentais que devemos colocar em evidência motivadora. Essas dimensões estão nos planos de pesquisadores de várias universidades que se reúnem para a realização do 2.º Colóquio de Estudos Saramaguianos.

O evento continua os diálogos abertos na primeira edição realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob a coordenação dos professores Pedro Fernandes de Oliveira Neto e Maria do Socorro Furtado Veloso em junho de 2018, ocasião quando os leitores da obra do escritor português celebravam os vinte anos da atribuição do Prêmio Nobel de Literatura.

Este 2.º Colóquio de Estudos Saramaguianos acontece online nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2021 e se organiza com conferências e mesas redondas proferidas por pesquisadores de várias regiões do Brasil, da Argentina, de Portugal, de Espanha e de França. As atividades integram o circuito de celebrações acadêmicas formado no programa da Fundação José Saramago para o ano do centenário. Sua realização se oferece através da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituições as quais os professores Ceila Ferreira, Luis Maffei e Pedro Fernandes, organizadores desta edição, estão vinculados. 

As inscrições são gratuitas, abertas ao público interessado, dentro e fora da academia, na leitura e discussão sobre a literatura de José Saramago. Para se inscrever, saber sobre a programação e todas as informações principais recomendamos o sítio do evento ou buscar contato com a organização através do e-mail coloquiosaramaguianos@gmail.com.

Foto: Daniel Mordizinski / Reprodução

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas