Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

1º Simpósio Luso-Brasileiro sobre Modelos e Práticas de Sustentabilidade

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Sociais

A International Sustainable Development Research Society (ISDRS) anuncia o 1º Simpósio Luso-Brasileiro sobre Modelos e Práticas de Sustentabilidade que decorrerá em Lisboa, Portugal, no Campus da Caparica (Campus da FCT-UNL), nos dias 11 e 12 de julho de 2016, em associação com a 22ª conferência Anual da ISDRS. Este evento é organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).

Esta iniciativa pretende promover o envolvimento de diferentes intervenientes brasileiros e portugueses (académicos, instituições públicas, empresas, organizações não governamentais, entre outros) na área do desenvolvimento sustentável, usufruindo das sinergias com as atividades desenvolvidas pela ISDRS, incluindo a respetiva conferência anual. A língua de trabalho será o Português.

Os temas principais do Simpósio serão os seguintes:

• Ciências do Desenvolvimento Sustentável;
• Pressões e Limites dos Ecossistemas;
• Alterações Climáticas e Energia;
• Uso do Solo Sustentável e Cidades Sustentáveis;
• Sustentabilidade Corporativa e Inovação;
• Sociedade e Sustentabilidade;
• Instituições e Estruturas de Governança para o Desenvolvimento Sustentável.

Incluem-se também os seguintes temas especiais:

• Políticas e Modelos Adaptativos para a Sustentabilidade em Contextos de Mudanças;
• Oceanos e Sustentabilidade Marinha: Inovação e Gestão;
• Partilha do Conhecimento na Área da Sustentabilidade: dos Indivíduos aos Países;
• Perspectivas Africanas sobre os Desafios do Velho e do Novo Mundo para o Desenvolvimento Sustentável.

Investigadores de Portugal e do Brasil estão convidados a apresentar os seus trabalhos através da submissão inicial de resumos, contribuindo para o debate que decorrerá neste evento. Apresentações orais e posters serão aceites e sujeitas a um processo de revisão para publicação no livro de atas do evento. A data limite para a submissão de resumos é dia 15 de dezembro de 2015.

Mais informações: http://www.isdrsconference.org/page/46/chamada-de-trabalhos/