Quinta-feira, 28 de Março de 2024

11º Congresso da Associação Alemã de Lusitanistas (DLV)

Início: Fim: Países: Angola, Brasil, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor, Macau, Alemanha

Arte, Língua, História, Ciências Humanas, Literatura, Ciências Sociais

O Mundo Lusófono em Movimento - (r)evoluções e Transformações

Deutsche Lusitanistenverband e. V. (DLV)

O tema central do congresso diz respeito da política e as convulsões sociais e culturais, nomeadamente os "aniversários": 2014: 40 anos de Revolução dos Cravos em Portugal, em 2015: 30 anos do fim da ditadura militar no Brasil e os 40 anos de independência na África.

A Associação, em estreita colaboração com a equipe organizadora em Aachen, aguarda promover um intercâmbio estimulante sobre a língua, a literatura, a tradução e os estudos culturais; bem como áreas adjacentes da história e as ciências sociais e artísticas. Haverá ainda um espaço para os estudos sobre os média e questões relativas aos domínios da imprensa, cinema, televisão, teatro, música ou novos meios de comunicação.

As línguas do Congresso são, como sempre, Alemão, Português e Galego.

O prazo limite para a inscrição de secções é 30 setembro de 2014.
As propostas para secções devem ser enviadas diretamente para Kathrin Sartingen (presidenta da DLV): kathrin.sartingen@univie.ac.at, sempre em cópia para os organizadores do 11º Congresso da DLV em Aachen: Lusitanistentag2015@ifaar.rwth-aachen.de.

Como as entidades de financiamento atribuem cada vez maior importância ao facto de o tema principal ficar claramente refletido nos títulos das seções, agradece-se que este for considerado um elemento indispensável.

Mais informações no site do congresso:

Bert Kaufmann: Aken (Aachen / Aix la Chapelle); licença CC BY 2.0