Sexta-feira, 29 de Março de 2024

110 anos de Edgard Cavalheiro

Início: Países: Brasil

Literatura

O grupo de pesquisa "Regional Estudos Multidisciplinares - REGIONEM", credenciado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ-Brasil), tem o prazer de convidar para o evento de celebração dos 110 anos do jornalista, biógrafo e crítico literário Edgard Cavalheiro (1911-1958).

Como convidada, Maria Helena Cavalheiro Neves, filha do escritor e, na banca, Maria Christina Cavalheiro, Gabriel Senador Kwak e Silvio Tamaso D'Onofrio.

Edgard Cavalheiro tem uma ampla produção em livros e periódicos, foi membro fundador da Associação Brasileira de Escritores, da União Brasileira de Escritores e também da Câmara Brasileira do Livro. Nesta, sob sua presidência, foi instituído o troféu Jabuti, um dos principais prêmios literários do nosso idioma. Em 2017 seu espólio documental de cerca de 5000 itens, mantido até então pela família, foi doado à Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, criando o Acervo Edgard Cavalheiro no Instituto de Estudos da Linguagem.

30 de junho de 2022, quinta-feira, 17h (hora de Brasília; GMT-3)