Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022
Congressos

100 Anos de Saramago: Corpos e Materialidades

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para trabalhos, Literatura

Honrando o centenário do nascimento de José Saramago, a Universidade de Massachusetts em Dartmouth (EUA) abrigará um colóquio dedicado à exploração da escrita e dos legados saramaguianos. Entre participantes confirmados encontram-se Carlos Reis (Universidade de Coimbra), Pilar del Río (Fundação José Saramago) e Anabela Mota Ribeiro (escritora e jornalista). Solicitam-se propostas de comunicações que veiculem abordagens na órbita da amplamente concebida finalidade do colóquio: questionarmos as materialidades corpóreas na obra de Saramago ou a partir desta obra imagináveis. No vasto espectro que se estende desde o materialismo histórico assumido por Saramago até à fisicalidade vivamente imaginada dos seus personagens, as comunicações poderão abordar tais tópicos como construções corpóreas de sexo/género; materialidades ambientais; corporizações da identidade e do poder; projeções do desejo; representações de deficiência e enfermidade; corpos racializados; e traduções das materializações corpóreas da escrita de Saramago para outras formas de representação, como teatro ou cinema; entre outros.

Resumos de 200 palavras, acompanhados por uma breve nota biográfica, devem ser enviados até 15 de outubro para as organizadoras do colóquio, Kathryn Sanchez (University of Wisconsin; kathryn.sanchez@wisc.edu) e Anna M. Klobucka (UMass Dartmouth; aklobucka@umassd.edu). As notificações de aceitação serão emitidas até 21 de outubro.

Patrocínios: Center for Portuguese Studies and Culture e Department of Portuguese, University of Massachusetts Dartmouth; Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento; Fundação José Saramago.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas