Terça-feira, 16 de Abril de 2024

10º Congresso Internacional da AIETI 2021
17-19 junho 2021 | Universidade do Minho, Braga
Circum-navegações transtextuais e culturais

A Universidade do Minho, através do seu Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) e do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), organizará o 10º Congresso Internacional da Associação Ibérica de Estudos de Tradução e Interpretação (AIETI), que decorrerá nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2021, no Campus de Gualtar da UMinho (Braga).

Esta será a primeira vez que um evento desta natureza terá lugar em Portugal sob os auspícios da AIETI, sendo, por conseguinte, uma oportunidade ímpar para a promoção do diálogo e enriquecimento transdisciplinares, bem como a partilha e cruzamento de experiências no contexto da investigação em Estudos de Tradução e Interpretação, não apenas na Península Ibérica, mas também no espaço da lusofonia.

A conferência pretende, conforme consagrado no artigo 3º dos Estatutos da AIETI, promover a reflexão, o estudo e a investigação, ensino e intercâmbio científico no âmbito dos vários domínios/áreas da tradução e interpretação, bem como o seu posicionamento, impacto e valor social e cultural.

As línguas do congresso serão o castelhano, inglês e português.

Convida-se todas as pessoas interessadas da academia, investigação, profissão bem como estudantes a submeter propostas de comunicação e dinamização/organização de painéis temáticos centrados nos seguintes eixos estruturantes propostos (embora não exclusivamente restritivos) da conferência:

• História da Tradução
  • Teoria da Tradução
  • Didática da Tradução
  • Interpretação
  • Sociologia da Tradução
  • Estudos Processuais
  • Linguística Aplicada à Tradução
  • Ativismo, imigração e situações de conflito
  • Ferramentas e tecnologias
  • Tradução literária
  • Tradução especializada
  • Tradução audiovisual e variedades de multimodalidade em tradução

As comunicações terão uma duração máxima de 20 minutos (incluindo o tempo dedicado a perguntas/questões e debate). Estão igualmente previstas sessões de apresentação de posters, mesas redondas e painéis temáticos. Todas as propostas de comunicação serão submetidas a revisão por pares.

As comunicações apresentadas no congresso podem ser submetidas a um volume temático da revista Diacrítica, publicado em formato eletrónico, percorrendo obrigatoriamente o processo de revisão por pares da revista.

Além disso, todas as comunicações apresentadas no congresso serão publicadas em e-book, disponibilizado no website do CEHUM e da AIETI.

Durante o evento decorrerá a entrega do Prémio AIETI para a melhor tese do biénio.

Para mais informações, contactar aieti10@ilch.uminho.pt

Datas importantes:

• Submissão dos resumos das comunicações: 30 de novembro de 2020.
  • Resposta sobre aceitação: Início de janeiro de 2021.
  • Inscrição - Early Bird: até 15 de março de 2021.
  • Segunda fase até 1 de maio.
  • Inscrição - Segunda fase: até 31 de maio de 2021.

Mais informações: http://cehum.ilch.uminho.pt/aieti