Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

1º Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação (ELAP)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Latino-Americanos, Pós-Graduação

O 1º Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação (ELAP) acontecerá, no Rio de Janeiro (Brasil), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre os dias 13 e 16 de maio de 2019.

A nova conjuntura latino-americana cria a demanda de novas ferramentas organizativas para dar resposta aos desafios que estão colocados. Desta forma, o encontro tem como  objetivo fortalecer os laços institucionais, acadêmicos e políticos entre estudantes e pesquisadores que atuam na pós-graduação, frente à atual conjuntura de aprofundamento da crise na educação e provável avanço qualitativo dos ataques à universidade pública no Brasil e na América Latina.

Apresentação de trabalho

A comissão científica do I Encontro Latino Americano de Pós Graduação vem por meio deste edital tornar público a abertura do período para submissão de trabalhos acadêmicos na modalidade científica e cultural. Temos como questão norteadora: Pra que(m) serve teu conhecimento? Este seminário de pesquisa, será um momento de socialização e troca científica entre os participantes.

Submissão de Trabalho

Neste espaço de seminário, poderão se inscrever trabalhos acadêmicos, relato de experiências, pesquisa e extensão articulados junto aos movimentos sociais, coletivos e/ou entidades e áreas afins.

Os trabalhos acadêmicos científico (com opção de ser acadêmico artísticos) deverão estar orientados por alguns dos seguintes eixos:

1. Movimentos sociais e lutas na América Latina
  2. Estado, direitos sociais e Políticas sociais
  3. Conservadorismo e direitas na América Latina
  4. Organizações de Esquerda e suas estratégias de atuação
  5. Debate sobre diversas epistemologias
  6. Relação universidade e sociedade
  7. Questões de gênero na América Latina
  8. Questões de territórios rural e Urbano e sua relação com Meio Ambiente
  9. O desenvolvimento, a ciência e a tecnologia, e as universidades na América Latina
  10. Disputas de currículo na universidade
  11. O público e o privado na ciência e na universidade pública
  12. Relações Étnicos Raciais na América Latina e Caribe
  13. Relações Internacionais
  14. Justiça ambiental e soberania alimentar
  15. Saúde e Privatização
  16. Segurança pública na América Latina

A data de Submissão de resumos inicia-se a partir da publicação deste edital com encerramento em 15 de abril de 2019.

Poderá participar da submissão qualquer pesquisador situado na pós-graduação, graduação, ensino médio militantes e outros. Entendendo que o evento não é voltado apenas para estudantes de pós-graduação, mas abrange pesquisadores das mais diversas áreas e formações que desejam criar e compartilhar ações. Sendo pesquisas que contribuem para uma sociedade emancipada, compromissada com interesses da classe trabalhadora que tem cor, classe, gênero, sexualidade e território.

Mais informações: http://www.grupodetrabalhoeorientacao.com.br/ELAP/index.html