Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Tendências emergentes na pesquisa biográfica: desafios de investigação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Chamada para artigos, Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, Etnografia

The Journal of the Academy of Social Sciences, Contemporary Social Science, uma publicação da Routledge, seleciona artigos para seu próximo número que terá como tema: Tendências emergentes na pesquisa biográfica: desafios e criatividade. Esta edição especial reunirá trabalhos de diferentes campos das ciências sociais que lidam com os dilemas específicos colocados pela prática da pesquisa biográfica. O objetivo é promover o diálogo interdisciplinar e estimular a reflexão sobre os processos de recolha, construção e interpretação de relatos biográficos. Os artigos podem ser enviados até 30 de junho.

Nós encorajamos a submissão de artigos originais, de preferência com base empírica, que abordem um ou mais dos seguintes tópicos (embora não necessariamente limitados a eles)

  • questões metodológicas, como a mobilização de métodos mistos, a comparabilidade dos dados, o potencial do análise qualitativa dos dados, e a análise complementar dos dados secundários (ou seja, calendários, cronogramas, recursos visuais, exercícios de controle local, etc.);
  • questões teórico-analíticas, que podem incluir a análise de contra-tendência das vias, a heterogeneidade inter e intra de contextos de vida, mecanismos de enfrentamento em crise ou a vida interna de indivíduos;
  • questões epistemológicas, tais como os processos sociais envolvidos na coleta de dados,  a relação entre e participantes e pesquisadores ou o impacto do conhecimento sobre a realidade estudada.

Os editores responsáveis por esta edição são:

Ana Caetano: ana.caetano@iscte.pt, Pós-investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal.

Magda Nico: magda.nico@iscte.pt, Pós-investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Portugal.

Mais informações na página do Contemporary Social Science.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page