Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos seleciona artigos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Política, Ciências da Comunicação, Direitos Humanos

A Conectas Direitos Humanos e o Fund for Global Human Rights selecionam textos na forma de ensaios, estudos de caso e reflexões institucionais – com preferência às vozes de ativistas do Sul Global – para a 26ª edição da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos (ISSN 1983-3342, Qualis A2) que será publicada em dezembro de 2017. A edição especial focará nas respostas à repressão contra a sociedade civil presenciada atualmente – em diferentes graus – em todo o mundo. O prazo máximo para o envio de artigos é o 15 de setembro de 2017.

O objetivo da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos, publicada pela Conectas, é influenciar a agenda global de direitos humanos, produzindo, promovendo e divulgando pesquisas e ideias inovadoras, principalmente do Sul Global, na prática de direitos humanos. A Revista Sur é uma publicação de livre acesso, editada em português, inglês e espanhol.

Retomando o espaço cívico: reflexões e aprendizados de e para ativistas

Relatórios e pesquisas sobre a repressão internacional da sociedade civil (muitas vezes, mencionada como o “fechamento” ou a “redução” do espaço da sociedade civil) tendem a se concentrar em como ela se manifesta e seus impactos – por exemplo, detalhes sobre um novo conjunto de leis que restringem o financiamento de organizações não governamentais ou a prisão ilegal de um indivíduo ou de um grupo de ativistas de direitos humanos.

No entanto, ainda há escassa documentação sobre como a sociedade civil – e de modo mais específico, o movimento de direitos humanos – está respondendo a esta tendência. Existe ainda menos material que avalie a eficácia dessas respostas e que possa orientar futuras estratégias de ativistas de direitos humanos e atores internacionais. Além disso, a maioria dos relatórios, estudos, artigos, blogs etc. são o trabalho de atores internacionais que estudam contextos nacionais ou organizações/ativistas como objetos de pesquisa. Quando os próprios ativistas produzem análises é geralmente para fornecer dados para embasar esses relatórios ou apresentar estudos de caso nos mesmos.

Conectas e o Fund for Global Human Rights (FGHR, na denominação original em inglês) têm como objetivo combater esse desequilíbrio e produzir uma edição especial da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos. Estamos buscando contribuições, principalmente do Sul Global, que se enquadrem nas seguintes áreas temáticas:

  • Quais são as principais causas das restrições a sociedade civil?
  • Como o movimento de direitos humanos pode retomar o espaço da sociedade civil?
  • Como sustentar o movimento de direitos humanos diante dessas ameaças?
  • Como as organizações e ativistas inovaram para obter fontes alternativas, inclusive locais, de financiamento?
  • O que significa resiliência para os ativistas no contexto de uma repressão contínua e como ela é obtida? São os conceitos de sustentabilidade, segurança e bem-estar definidos de forma muito restrita e insuficientemente respaldados?
  • Como as estratégias a longo prazo, como a construção de movimentos, se conciliaram com a urgência e a demanda por uma resposta rápida às medidas de repressão emergentes e em curso?

Mais informações na página da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos e através do e-mail artigo.sur@conectas.org.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas