Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Sinais de Cena, revista de Estudos de Teatro e Artes, organiza dossiê

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para artigos, Teatro

A Sinais de Cena, revista de Estudos de Teatro e Artes, organiza um dossiê Temático sobre Teorias da Crítica e Estudos Aplicados sem um tema definido. Sinais de cena é uma revista especializada em teatro e artes performativas, editada pelo Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras de Lisboa em colaboração com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. O prazo para a entrega é o 30 de Setembro de 2017.

Fundada em 2004, a Sinais de Cena foi dirigida por Maria Helena Serôdio e mantida durante uma década por um grupo de investigadores e críticos de diferentes instituições nacionais, com uma periodicidade semestral regular até 2014. O primeiro número da segunda série da revista foi lançado em Junho de 2016, sob a chancela da Editora Orfeu Negro. As secções “Dossiê Temático” e “Estudos Aplicados” têm arbitragem científica. A Sinais de Cena mantém em permanência uma chamada aberta para ensaios de estudos de teatro e artes performativas, sem tema específico, a serem publicados na secção “Estudos Aplicados”.

Eixo Temático

A paisagem da crítica de artes performativas está em plena transformação. O advento das plataformas digitais e de novas formas de circulação global dos discursos, a crise dos suportes tradicionais de comunicação social, o carácter interdisciplinar e híbrido das práticas artísticas, a reconfiguração dos papéis atribuídos ao espectador e a redefinição das condicionantes profissionais para o exercício da crítica, tudo vem contribuir para uma profunda mudança naquilo que foram, ao longo da sua história, os seus formatos de apresentação, a sua função e os seus modos de operação. Este estado leva a que a crítica de artes performativas seja entendida, por um lado, como uma prática obsoleta e condenada à extinção ou, por outro, como um dos últimos redutos possíveis para uma intervenção livre na esfera pública. Neste Dossiê Temático visa-se perscrutar o modo como diferentes teorias e discursos críticos se posicionam face ao momento actual da prática crítica na contemporaneidade.

Mais informações na página da Sinais de Cena, revista de Estudos de Teatro e Artes.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas