Terça-feira, 19 de Março de 2024

Revista Veredas recebe artigos para o Dossiê Cultura e poder no Brasil hoje

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Arte, Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Cinema, Cultura, Letras, Literatura, Música, Política, Teatro

A Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas recebe artigos e resenhas para a edição de janeiro-junho de 2017. Este número trará um dossiê sobre o tema: Cultura e poder no Brasil hoje. O prazo final para o envio de artigos é o 30 de setembro de 2017. As colaborações que não se encaixem nesse dossiê, desde que alinhadas ao foco e escopo da revista, são recebidas em fluxo contínuo.

Veredas aceita artigos inéditos, oriundos de pesquisas originais relacionadas, especialmente, à literatura, mas contempla ainda o diálogo com outras expressões culturais, como o cinema, a música, o teatro, as artes plásticas de países de língua portuguesa. A revista é aberta às mais diferentes abordagens teórico-metodológicas.

Também são recebidas resenhas críticas de livros de teoria, de crítica ou de literatura publicados nos últimos três anos, desde que relacionados ao escopo da revista.

Eixo Temático

Considerando a crise que o Brasil atravessa atualmente, que representa uma ameaça à própria democracia, este dossiê pretende refletir sobre o local da cultura e suas potencialidades como instrumento de empoderamento. A cultura emerge do encontro sociocultural e está no centro das disputas por poder – determinando quem está “autorizado” ou não a fazer determinadas coisas e a ocupar certos espaços. Por meio das narrativas, é possível contestar a história, reestruturar nosso contexto social, nossas memórias, nossa imaginação e nossas expectativas, em direção ao reconhecimento e por uma representação mais democrática.

Nesse sentido, espera-se que os artigos desse dossiê ofereçam colaborações interdisciplinares para a discussão acerca do lugar da literatura e da cultura (como a música, o cinema, o teatro, as artes plásticas etc.), bem como das relações de poder nas representações culturais no Brasil hoje.

Dossiê proposto por Sara Brandellero (Leiden University) e Derek Pardue (Aarhus University).

Mais informações através do e-mail veredas@revistaveredas.org e na página da Revista Veredas.