Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Revista Transition seleciona propostas sobre mundo afro-latino-americano

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Arte, Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Latino-Americanos, Estudos Luso-Afro-Brasileiros, Estudos Luso-Brasileiros, Estudos Luso-Hispânicos, Letras, Literatura

A revista Transition, uma publicação do Hutchins Center for African & African American Research, da Universidade de Harvard, seleciona propostas sobre temas afro-descendentes. Os trabalhos devem ser enviados até 31 de dezembro de 2017.

Nascida em Uganda em 1961 e criada sob a diáspora africana, a revista Transition é um fórum único para as ideias mais cativantes e mais inovadoras no mundo afro-descendente. A revista oferece um espaço acadêmico interdisciplinar de debate literário e artístico. Suas páginas foram ocupadas por algumas das figuras mais conhecidas da diáspora africana, incluindo Wole Soyinka e James Baldwin. Atualmente, Transition é publicada pelo Centro Hutchins na Universidade de Harvard sob a direção do Dr. Alejandro de la Fuente e uma grande equipe editorial composta por acadêmicos, escritores e personalidades da diáspora.

Eixo Temático

As duas últimas décadas têm visto a expansão e maior visibilidade dos movimentos sociais afro-latino-americanos na América Latina, Caribe, Estados Unidos, Europa e além. Pela primeira vez uma edição especial de Transição (Inverno 2018) será completamente dedicada a temas afro-descendentes. Esta edição enfoca nas lutas socio-políticas, econômicas e culturais recentes e contemporâneas pela visibilidade, empoderamento e justiça. Nosso objetivo é gerar um contínuo diálogo sul-norte que represente as diversas ideias, vozes, conquistas e desafios das comunidades afro-latino-americanas em todos os lugares. Convidamos a participar escritores, artistas e acadêmicos afro-descendentes, ou qualquer pessoa que explore temas sobre a vida afro-latino-americana em seus trabalhos. Consideraremos textos em espanhol, português e / ou inglês.

  • Peças de ficção (Ex., Histórias curtas, poesias, peças etc.) que examinem temas relacionados às experiências, histórias e desafios do mundo afro-latino-americano e suas relações com a diáspora em geral. Esperamos peças criativas de alta prosa narrativa ricas em descrição e atentas a dispositivos retóricos.
  • Ensaios: Também consideraremos ensaios críticos ou jornalísticos que discutam questões atuais relacionadas às populações afro-latino-americanas. Por exemplo, movimentos sociais e culturais, ativismo, marginalização e racismo.
  • Arte Visual- Também desejamos publicar arte original (Ex., Pintura, fotografia, escultura, instalações, teatro, etc.) que seja pensativa e provocativa, e que explore questões políticas, culturais, históricas ou espirituais sobre afro-latino-america.

Mais informações por e-mail Laura Correa Ochoa : lcorreaochoa01@g.harvard.edu e na Call for papers afro-lati-america, da Revista Transition.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas