Terça-feira, 16 de Outubro de 2018
Publicações

Revista REVELAR n.º 3 «'No photos, please!' O retrato fotográfico como a mediação da contemporaneidade"»

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Fotografia

Revista REVELAR n.º 3 «'No photos, please!' O retrato fotográfico como a mediação da contemporaneidade"»

Data limite de envio dos trabalhos escritos: 30 de setembro

O retrato enquanto representação constitui o meio/mensagem para comunicar / firmar a verdade. Enquanto fragmento de memória e testemunho que as Artes veiculam, da pintura à escultura, o retrato associa-se aos conceitos de semelhança, materialidade, presença e configura uma ordem. Do resgate do esquecimento e da morte à legitimação do poder, o retrato garante a perenidade do momento no que tem de solenidade.

E o retrato fotográfico? De que forma se relaciona com esta definição ou a contradiz? Existirá uma continuidade entre o retrato convencional e a imagem contemporânea? No tempo de existência da fotografia será este um continuum ou uma rutura com a definição clássica de retrato? Do pictorialismo à selfie, poderemos contrapor à singuralidade do retrato a saturação hodierna da imagem? E, admitindo tal possibilidade, que implicações éticas poderão decorrer da banalização deste gesto de captura que o retrato procura ser?

No tempo em que o retrato exposto no museu é o mote para o autoretrato do visitante, pensar a fotografia na sua relação com a estética e com a ética constitui o mote desta chamada de artigos para o número 3 da revista Revelar.

Privilegiam-se trabalhos que abordem questões da história da fotografia, da estética, da ética, da linguagem, da antropologia e da sociologia que se debruçem sobre os seguintes temas:

  • Retrato individual, coletivo e auto-retrato;

  • O retrato como expressão social;

  • As implicações da fotografia nos espaços público e privado;

  • A fotografia na sua cumplicidade com as estratégias de controlo social;

  • A imagem fotográfica como discussão / questionamento do Mundo Contemporâneo.

A data de envio dos trabalhos escritos para o correio eletrónico encontrosdefotografia@gmail.com é o próximo dia 30 de setembro.
Os artigos devem ser inéditos e obedecer às normas indicadas aqui. O prazo de aceitação dos artigos a publicar será comunicado até ao dia 15 de outubro e a revista Revelar sairá até dia 31 de dezembro.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas