Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Revista Iberoamérica Social seleciona artigos sobre Fronteiras e ressignificações

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Geografia, Migrações, Mobilidade, Estudos Latino-Americanos

A revista Iberoamérica Social (ISSN: 2451-7054) seleciona artigos para sua edição Ano 5 Núm. IX com o tema "A fronteira como localização geográfica, epistêmica, política e cultural". Os trabalhos podem ser enviados até 30 de outubro de 2017. Serão considerados para esta chamada textos escritos em espanhol, português ou inglês.

Iberoamerica Social: Revista-rede foi fundada com o objetivo de promover a cooperação para a criação e disseminação de conhecimento entre os países da região ibero-americana, aproveitando a tecnologia que a plataforma digital pode oferecer. É uma publicação semestral de carácter acadêmico e multidisciplinar que excede limites dos estudos sociais em busca de uma ciência social, humana, respeitosa e responsável.

Tem prioridade as temáticas atuais que envolvem, afetam e interessam a sociedade ibero-americana, como a democracia, os direitos humanos, o género, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável e inclusivo de nossos povos. Portanto, além dos artigos do dossiê principal temático, nós temos um espaço aberto e dedicado para artigos de temática livre.

Eixo Temático
Desde sempre diferentes formas de coletividades têm construído fronteiras para se defender, proteger, distinguir e excluir. São levantados muros e  cercas ou mesmo utilizadas barreiras naturais, como montanhas, lagos e rios para proteger suas fronteiras e tentar controlar e vigiar a entrada de estrangeiros ou produtos considerados ilegais. As fronteiras podem ser sinônimos de medo perante à alteridade, ou de militarização e de violência, mas sem dificuldade, no entanto, muitas vezes se tornam lugares para trocas de conhecimento, cooperação e integração.

Para esta nova edição da revista Iberoamerica Social nós queremos abordar esta temática, compreendendo a fronteira não apenas como limite espacial ou temporal, mas também como um lugar geográfico, epistêmico, como interseção política e cultural, de deslocamento e cruzamento entre diferentes pontos referenciais, que se articulam e também se tencionam. Assim que a fronteira é construído e ressignificada como um possível lugar para viver, transformar ou destruir.

Mais informações através do e-mail admin@iberoamericasocial.com e na página da Revista Iberoamérica Social.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas