Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

Revista História Crítica | “Panorama atual da História ambiental latino-americana”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Colômbia

Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos, História ambiental

Historia Crítica, publicação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de los Andes (Bogotá, Colômbia), anuncia que receberá artigos para o dossiê “Panorama atual da História ambiental latino-americana”. Editores convidados Vladimir Sánchez Calderón (Universidad Industrial de Santander, Colombia) e Jacob Blanc (University of Edinburgh, Escocia). A recepção dos artigos será do dia 1° ao dia 30 de novembro de 2018.

Ementa:

A história ambiental interessa-se por compreender o papel que atores “não humanos” desempenham na história da humanidade. Não se trata de fazer uma história do ambiente (ou da natureza), mas sim de entender que somente é possível fazer (e entender) a história — ciência humana por excelência — com a natureza (ambiente ou entorno). Assim, em termos gerais, importa à história ambiental compreender as relações históricas entre sociedades e ambientes diversos estudando tanto as mudanças e continuidades materiais do ambiente, que inevitavelmente têm impactos materiais sobre os grupos sociais, quanto os significados e interpretações que diferentes sociedades fazem do entorno no qual vivem ou desenvolvem suas atividades.

Em 2005, a Historia Crítica publicou um dossiê sobre a história ambiental latino-americana, resultado das inquietações que o campo despertava, para esse momento novo, na comunidade de historiadores do continente. Desde então, a história ambiental tem se consolidado como um campo válido da pesquisa histórica sobre a América Latina, o que se expressa num crescimento sustentado no número de praticantes. Aos pioneiros, que em 2005 eram pesquisadores formados na América do Norte e na Europa, somou-se uma comunidade de acadêmicos “nativos” na maior parte de países, além do fortalecimento dos contatos e vínculos com tradições historiográficas de outros continentes. Esse crescimento quali e quantitativo também é refletido, por exemplo, na consolidação da Sociedade Latino-americana de História Ambiental da América Latina e do Caribe (Solcha), que foi constituída oficialmente em 2006 e que, em 2018, celebrará seu IX Simpósio, na Costa Rica.

Quanto às temáticas, observa-se também uma expansão dos períodos, elementos e abordagens analisados. Por mencionar um caso, na atualidade, enfatizam-se mais as análises de sociedades coloniais, bem como o interesse por estabelecer vínculos com outros campos, como a justiça ambiental, a ecologia política ou as humanidades ambientais. Também vem sendo ampliada a forma na qual o papel dos não humanos é entendido na história ambiental latino-americana. Nesse sentido, passa-se de designar-lhe um caráter predominantemente passivo a uma situação em que o ambiente interage de diferentes maneiras e em diferentes graus com as dinâmicas políticas, econômicas e culturais.

Nesse contexto, a revista Historia Crítica abre este edital para um dossiê temático que tem como objetivo aproximar-se da situação contemporânea da história ambiental latino-americana. Trata-se de um edital amplo: todos os períodos históricos, espaços geográficos, sociedades humanas e atores não humanos serão considerados. Será dada especial relevância àquelas propostas que se preocuparem por evidenciar a interação ativa entre o ambiente e a sociedade em suas análises.

Eixos temáticos:

  • Clima: continuidade e mudança nas sociedades pré-hispânicas, coloniais e republicanas.
  • Ambientes urbanos: a natureza na história da cidade.
  • Florestas, águas e terras: entre a conservação e o desenvolvimento.
  • Animais e plantas: histórias de dominação, domesticação e coexistência.
  • Paisagens: relações entre representação e mudanças materiais do ambiente e da sociedade.
  • Relações entre história ambiental, justiça ambiental, ecologia política e humanidades ambientais.
  • Antropoceno na América Latina?

A revista Historia Crítica tem como objetivo publicar artigos inéditos (em espanhol, inglês e português) de autores nacionais e internacionais que contribuam para o estudo da história e das ciências sociais e humanas para uma melhor compreensão dos contextos sociais, políticos, econômicos e culturais do passado e do presente. Nesse sentido, a Revista busca fortalecer a pesquisa histórica, a reflexão acadêmica e a elaboração de balanços historiográficos atualizados que permitam construir diálogos na comunidade acadêmica nacional e internacional. Trata-se de uma publicação trimestral (janeiro-março, abril-junho, julho-setembro e outubro-dezembro), que se publica no início de cada período mencionado. Criada em 1989 e financiada pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de Los Andes (Colômbia).

Mais informações no site da revista Historia Crítica.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas