Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Revista Galáxia, da PUC-SP, recebe artigos na área de Comunicação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Língua, Literatura, Chamada para artigos, Comunicação, Ciências Humanas e Sociais, Letras

A Revista Galáxia (ISSN 1982-2553, Qualis A2 ) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, recebe artigos em regime de fluxo contínuo. Com epicentro na área de Comunicação, em interface com as demais áreas das Ciências Humanas e Sociais, a proposta editorial do periódico abriga confluências e conexões disciplinares com o objetivo de compreender a produção, a circulação e a recepção dos sentidos/signos comunicacionais. As colaborações podem ser enviadas em cinco línguas: português, espanhol, francês, italiano ou inglês.

A revista tem como foco demonstrar a variedade das pesquisas na área da Comunicação, em termos de discursos, as práticas sociais e condições de interação, tecnológicas ou não; e, a partir do diálogo e do confronto de diferentes pontos de vista, firmar soluções metodológicas num campo do saber cujas bases teóricas e epistemológicas encontram-se em densa discussão.

Com periodicidade semestral, Galáxia divulga papers que tratem principalmente de pesquisas da área de comunicação, de caráter teórico e crítico, coerentes com os propósitos do domínio de sua competência científica, preferencialmente com posicionamento como uma forma de intervenção. Em particular busca enfatizar as aproximações metodológicas dos objetos comunicacionais a partir de enfoques ligados às teorias da linguagem, significação e interpretação dos sentidos. Surgiu para compreender a produção e a circulação dos sentidos produzidos na sociedade da comunicação.

O centramento nas linguagens da comunicação, das artes (aqui entendidas como processos comunicacionais) e dos sistemas da cultura é estratégia para o enfrentamento do movimento dos signos em sistemas cuja complexidade oscila numa escala móvel. Nesse sentido o periódico promove interfaces com sociologia e artes (cinema, videoarte, etc, mas sempre enfatizando a presença dos processos comunicacionais). Do ponto de vista da constituição do projeto editorial de Galáxia,há o bloco constante de artigos, o bloco de resenhas e blocos aperiódicos, com entrevistas, informes etc.

 

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas