Domingo, 23 de Setembro de 2018
Publicações

Revista Diacrítica seleciona artigos com o tema Confluências em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira/Língua de Herança

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Letras, Língua, Linguística, PL2, PLE, PLH, PLNM

A Revista Diacrítica seleciona artigos para seu número 32.3 que terá como tema Confluências em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira/Língua de Herança. A Diacrítica é uma revista de periodicidade anual editada pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), desde 1986. O prazo máximo de submissão é o 15 de setembro de 2018.

Apresentação

A língua portuguesa (LP) é uma língua pluricontinental e policêntrica, hoje falada por mais de 260 milhões de pessoas e que, de acordo com estimativas recentes das Nações Unidas, quase duplicará o número de falantes até ao final do século. Este caráter plural da LP, longe de constituir um fator de ameaça para o idioma, tem-se revelado um garante de afirmação, consolidação e difusão, numa dinâmica que justifica a sua importância estratégica crescente no mundo.

Tratando-se de um dos ativos culturais, políticos e económicos de grande importância para as comunidades que a têm como língua oficial ou onde é usada, ensinada e aprendida como língua de herança e língua estrangeira, as reflexões em torno dos desafios e das oportunidades enfrentados por esta língua global têm-se multiplicado, abrangendo áreas do saber tão diversas, quanto complementares como a linguística, a literatura, a tradução e a didática.

Com esta chamada de artigos, pretendemos estimular a partilha de conhecimentos e visões sobre as múltiplas facetas sob as quais pode ser encarada a LP como L2/LE/LH. Aceitar-se-ão contribuições que incidam sobre os seguintes tópicos (podendo considerar-se outros com eles relacionados):

  • Aspetos da aquisição da LP enquanto língua não materna e língua de herança;
  • Contributos do texto literário para o ensino-aprendizagem de PL2/PLE/PLH;
  • Experiências de ensino-aprendizagem de PL2/PLE/PLH;
  • Materiais e recursos didáticos para o ensino-aprendizagem de PL2/PLE/PLH;
  • Políticas linguísticas para a promoção e difusão da LP;
  • Práticas de tradução e interpretação em programas de ensino-aprendizagem de PLE.

Normas de submissão: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/about/submissions

Editoras: Ana Margarida Nunes (U. de Macau); Cristina Flores (ILCH/CEHUM – U. do Minho); Micaela Ramon (ILCH/CEHUM – U. do Minho)

Mais informações na página da Revista Diacrítica e através do e-mail diacritica@ilch.uminho.pt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas