Quinta-feira, 29 de Junho de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Revista de História das Ideias seleciona artigos sobre «Religiões e Culturas»

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Literatura, Arte, Chamada para artigos, História, Filosofia, Ciências Humanas e Sociais

A Revista de História das Ideias, da Universidade de Coimbra, seleciona artigos para seu número de 2018 que terá como tema «Religiões e Culturas». Até dia 30 de setembro de 2017, poderão ser enviadas propostas de textos. A revista admite artigos para publicação em língua portuguesa, inglesa, francesa, espanhola e italiana.

A Revista de História das Ideias foi criada no âmbito do Instituto de História e Teoria das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e centra-se na história intelectual e na história cultural. Publica artigos sobre história das ideias em diferentes campos: pensamento político, pensamento económico, filosofia, relações internacionais, ciência, religião, artes e literatura.

A Revista de História das Ideias incentiva estudos de carácter interdisciplinar e historiográfico. Acolhe propostas para números especiais dedicados a temas históricos específicos.

Eixo Temático

As religiões estão na ordem do dia. Por um lado, o estilo de vida das sociedades modernas, com o seu ritmo frenético, o seu apelo ao consumo, a concorrência, o individualismo, as desigualdades sociais, a indiferença perante o sofrimento e a morte, exige uma maior humanização da nossa vivência coletiva e convoca-nos para uma reflexão acerca do sentido último da existência. Por outro, muitos conflitos do mundo contemporâneo vestem-se de uma linguagem religiosa, tantas vezes usada como simples pretexto. Também as migrações de grupos humanos que fogem da guerra e da ausência de futuro colocam novos desafios ao mundo e obrigam-nos a repensar o convívio entre comunidades com diferentes matrizes religiosas. Tudo isto interpela a nossa cultura. Sim, porque as religiões são factos de civilização e elementos estruturantes da nossa cultura coletiva (Hegel dizia que a representação de Deus constitui «o fundamento geral de um povo»). Não se conhece, de resto, nenhuma sociedade que não tenha tido expressão religiosa, independentemente da forma concreta que esta assumiu; ao mesmo tempo, as obras de referência das grandes religiões contam-se entre os livros mais editados e influentes da história da humanidade.

O convite inclui reflexões direcionadas para qualquer época histórica e horizonte cultural/religioso, incluindo as questões da secularização, da laicidade, da relação entre ciência e religião, do ateísmo, do ensino do religioso, das formas de expressão literária e artística do sentimento religioso, do ecumenismo e do diálogo entre culturas e entre religiões, entre outros temas de grande atualidade e interesse.

Coordenador do volume: João Gouveia Monteiro.

Mais informações na página da Revista de História das Ideias.

 

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas