Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Revista Contramão seleciona artigos para Dossiê Temático Antonio Candido

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Livros, Literatura, Chamada para artigos

A Revista Contramão (ISSN: 2447-4274), periódico do Núcleo de Pesquisa em Literatura Contemporânea da Universidade Federal do Piauí (UFPI), seleciona artigos para o Dossiê Temático Antonio Candido. Além de artigos que examinem as contribuições do crítico carioca, nesta edição serão aceitos trabalhos que analisem obras da literatura contemporânea a partir de pressupostos teóricos apresentados por Candido. Os trabalhos devem ser enviados até 15 de outubro de 2017.

A Revista Contramão é uma publicação eletrônica que foi especificamente criada com o intuito de divulgar estudos acerca da expressão literária na contemporaneidade. Os artigos a ela submetidos devem trazer contribuições relevantes para o debate crítico dentro dessa área do conhecimento.

Eixo Temático

Recentemente, a comunidade acadêmica foi surpreendida com a notícia da morte de um dos mais importantes intelectuais brasileiros: o professor, sociólogo e literato Antonio Candido. O exercício crítico socialmente engajado, a perspectiva humana pela qual encarava a realidade, a clareza na exposição das ideias, a condescendência com a diversidade e a personalidade serena são alguns dos fatores que fizeram de Candido uma figura bastante reverenciada pela intelectualidade brasileira e até mesmo mundial.

Dessa forma, a revista homenageia o grande mestre, dedicando o seu próximo número temático à memória intelectual de Antonio Candido. Além de artigos que examinem as contribuições do crítico carioca, nesta edição serão aceitos trabalhos que analisem obras da literatura contemporânea a partir de pressupostos teóricos apresentados por Candido – como a relação entre o processo formativo da literatura e a tradição constituída, o princípio da casualidade interna, as relações das letras com a sociedade, o processo de redução estrutural, o pensamento dialético, o papel da literatura para a formação do homem etc.

Mais informações na página da revista Contramão e através do e-mail Onuplic@gmail.com.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas