Sábado, 20 de Abril de 2024

Revista Colóquio/Letras nº 189 ― Maio/Agosto 2015

Início: Fim: Países: Portugal

Lançamentos, Revistas

A Fundação Calouste Gulbenkian divulga o lançamento, no início de maio próximo, do número 189, Maio/Agosto 2015, da revista Colóquio/Letras, com a colaboração artística de Marta Wengorovius.

Colóquio/Letras nº 189Sob a direção de Nuno Júdice, neste número põe-se o acento em questões de identidade, numa perspetiva comparatista, em obras de: Bernardo Carvalho e João Guimarães Rosa, Herberto Helder e Manuel Bandeira, Al Berto e Gilberto Mendonça Teles, Michel Onfray e Rilke. A questão da identidade é ainda abordada em Maria Velho da Costa e Nuno Bragança.

O método comparatista é seguido também num estudo sobre Eduardo Lourenço e Maria Gabriela Llansol, bem como na análise das relações entre poesia e fotografia, a propósito de um livro que junta dois poetas, João Miguel Fernandes Jorge e Ruy Belo, e o fotógrafo Jorge Guerra. As ficções de António Lobo Antunes e Lídia Jorge são igualmente tratadas.

Em anexo publica-se a lição inaugural do Professor Phillip Rothwell, que sucede na Cátedra D. João II de Estudos Portugueses da Universidade de Oxford ao Professor Tom Earle.

Confira o sumário e a capa do nº 189 em anexo.

Consulte e explore a revista Colóquio/Letras desde o primeiro número, exaustivamente analisada e indexada numa diversidade de perspectivas em http://coloquio.gulbenkian.pt.