Segunda-feira, 26 de Junho de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Revista Antíteses prepara Dossiê sobre a Companhia de Jesus na América

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História, Ciências Humanas e Sociais, Religião, Estudos Luso-Brasileiros

A Revista Antíteses(ISSN: 1984-3356 Qualis A2) seleciona artigos para o dossiê "As reduções da Companhia de Jesus na América Colonial: diálogos de realidades missionárias e debates intelectuais sobre a ação jesuítica.". A revista, editada pelo Programa de Pós-graduação em História Social do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL), recebe artigos completos até 28 de fevereiro de 2018. Os artigos podem ser escritos em português, espanhol ou inglês.

Eixo Temático

Ao longo do período colonial, sob domínio português ou espanhol, as missões jesuíticas na América significaram um momento de inflexão na vida dos nativos, assim como também na experiência da Companhia de Jesus. Esta foi uma prática que, entre os séculos XVII e XVIII, produziu conhecimentos notáveis sobre a realidade americana e os saberes nativos, os quais foram plasmados em etnografias culturais que continuamente são revisitadas por investigadores de distintas áreas do conhecimento.

A bagagem conceitual que a Companhia de Jesus desenvolveu durante a administração da política nativa, desde a formulação de esquemas conceituais para o diálogo bem como através de experiências missionais de varias partes do mundo, representa uma das faces necessárias de ser compreendida para analisar a circulação  de saberes sobre realidades nativas particulares. Trata-se de um paradigma global etnológico que necessita ser resgatado para que as análises dos conjuntos missionários recuperem a dinâmica de integração característica de seu tempo.

Esta convocatória busca reunir artigos originais que tomem  as experiências reducionais como casos particulares de estudo, mas que também coloquem ênfase nas conexões e interações com as realidades de outras missões com as quais as jesuíticas interagiam no processo de alcançar a civitas cristiana entre os indígenas.

Igualmente, assinalamos a necessidade de discutir o pensamento jesuítico sobre as formas de organização da diferença da humanidade, assim como a incorporação de determinadas escolas filosóficas em Colégios y reduções na América. Deste modo, a experiência  e os debates intelectuais da intelligence inaciana voltarão  a dialogar entre si, permitindo que as populações americanas tenham um lugar ativo a partir do resgate das ações próprias que dinamizaram aqueles debates e conformaram as experiências cotidianas que os sacerdotes plasmaram, depois, no corpo documental que conhecemos.

Organizadores

  • Prof. Dra. Cristina Bohn Martins (UNISINOS)
  • Prof. Dr. Carlos D. Paz (FCH-UNCPBA)

Mais informações na página da revista Antíteses e através do e-mail ychoalay@gmail.com.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas