Sexta-feira, 03 de Maio de 2024
Publicações

Revista ALEA - Impactos da Segunda Guerra e da Guerra Fria na literatura

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

A Revista ALEA é uma Publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Versão impressa ISSN: 1517-106X Versão on-line ISSN: 1807-0299

Chamada de trabalhos

Vol. 24/2 (maio, junho, julho, agosto/2022)

Tema: O impacto da Segunda Guerra e da Guerra Fria na literatura  

Editores convidados:

Profa. Dra. Yanli He (Sichuan University)

Prof. Dr. Nicholas Birns (New York University)

Profa. Dra. Ana Maria Lisboa (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Prof. Dr. Jaime Ginzburg (Universidade de São Paulo) 

 
Prazo de recepção: 16/09/2021 a 15/01/2022
 
Tzvetan Todorov, em Mémoire du mal. Tentation du bien (2000)observa que "o século das trevas não está totalmente oculto. Alguns dos indivíduos que por ali andaram poderão nos servir de guias nesta travessia do mal". Nesse ensaio, Todorov identifica escritores como guias que podem nos ajudar a entender os acontecimentos do século XX, sobretudo a mais brutal e absurda das guerras, em que foram mortas 50 a 60 milhões de pessoas, aproximadamente, durante seis anos. Esses guias de que nos fala Todorov são encontrados na literatura, em todas as suas formas, em textos poéticos, ficcionais, dramáticos, em ensaios e em um vasto arquivo de diários, memórias, relatos testemunhais e autobiografias produzidos em referência a esse acontecimento. Esse conjunto de textos inclui também a geração dos escritores da "pós-memória" (Marianne Hirsch). Esses escritos permitem que pessoas que não viveram durante a Segunda Guerra tenham acesso a memórias que revelam o traumático passado. Muitos desses escritores buscaram refúgio em outros países, e até em outros continentes, como aconteceu com os intelectuais e artistas que emigraram para as Américas.

Já o período pós-Guerra deu início à Guerra Fria (1947-1991) entre o bloco de nações capitalistas, lideradas pelos EUA, e o bloco das nações socialistas, lideradas pela URSS. Os adversários criaram uma retórica agressiva e ameaçadora para o mundo, buscaram coalizões com outros países e competiram no campo tecnológico e na corrida armamentista e espacial.  Eis alguns dos fatores que causaram grande tensão no mundo que recém saíra de uma guerra catastrófica: o Muro de Berlim, construído em 1961, que dividiu a Alemanha em Oeste e Leste e a Crise dos Mísseis em 1962. Esses são alguns dos momentos-chave da polarização durante a Guerra Fria, um período no qual ações de americanos e soviéticos impactaram o mundo. 

Este número da Revista Alea está aberto a artigos que versem sobre esse tema - O impacto da Segunda Guerra e da Guerra Fria na Literatura. Esses manuscritos podem trazer discussões sobre romances, poemas, textos dramáticos e ensaios, como também memórias, diários, autobiografias e gêneros afins, que deram forma a um "espaço biográfico" (Leonor Arfuch), expressivo do impacto desses eventos na literatura. Os artigos podem mostrar como, em um dado momento histórico (no caso os da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria), "formas dissimilares" na literatura revelam subjetividades, tensões, medo e luta pela sobrevivência. 

Informações em: https://submission.scielo.br/index.php/alea/index

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas