Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Presença dos anos 1980: esperanças, nostalgias e historiografia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Arte, História, Cultura, Ciências Humanas e Sociais, Política

A revista Anos 90 (ISSN 1983-201X virtual), do programa de pós-graduação de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) seleciona artigos para o dossiê “Presença dos anos 1980: esperanças, nostalgias e historiografia”. Os investigadores interessados podem enviar resumos até 31 de julho de 2017.Os artigos, devem ser inéditos e em português, inglês ou espanhol.

A revista tem por foco divulgar a produção do conhecimento histórico e estimular o diálogo e o debate no campo dos estudos históricos e áreas afins.Os artigos publicados devem ter origem em pesquisas inéditas desenvolvidas por doutores preferencialmente no âmbito de programas de pós-graduação.

Com o objetivo de facilitar o acesso dos leitores a determinados debates, poderão ser feitas traduções de artigos já publicados em periódicos estrangeiros. Os artigos, que devem ser inéditos e em português, inglês ou espanhol, são submetidos à avaliação cega por pares. Para os números temáticos poderão ser convidados pesquisadores com reconhecida produção no tema.

Eixo Temático

O dossiê “Presença dos anos 1980: esperanças, nostalgias e historiografia”, organizado pelos doutores Caroline Silveira Bauer (UFRGS), Marcelo Santos de Abreu  (UFOP) e Mateus Henrique de Faria Pereira (UFOP) tem por objetivo apresentar pesquisas atuais sobre a década a partir de discussões em relação às continuidades e rupturas, às atualidades e os legados, em suas mais diversas manifestações: culturais, sociais, estéticas, políticas, religiosas, etc. A proposta se justifica pela necessidade de respostas historiográficas ao “retorno” aos anos 1980, seja como uma vivência utópica ou nostálgica, bem como pela possibilidade de contribuir com estudos que permitam outras leituras sobre o período, para além do âmbito político, que permanece como objeto de predileção nas análises.

Teriam sido os anos 1980 um tempo perdido? As diferentes percepções em relação à década daqueles que a viveram e por outros que gostariam de tê-la vivido permitem que a pergunta seja apresentada, e recolocada à produção historiográfica: o que há para ser escrito sobre a história dos anos 1980?

Mais informações na página da revista Anos 90.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas