Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Utopias e mundos paralelos: Origens e mudanças na ficção científica dos países lusófonos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

Arte, Chamada para artigos, Artes visuais

Os professores Ricarda Musser (musser@iai.spk-berlin.de) e Christoph Müller, do Instituto Ibero-Americano (Ibero-Amerikanische Institut – IAI) em Berlim, convidam para a submissão de propostas ao volume «Utopias e mundos paralelos: Origens e mudanças na ficção científica dos países lusófonos». O prazo para envio dos resumos é 15 de dezembro de 2017.

Ementa

Algumas das inúmeras possibilidades oferecidas pela literatura de ficção científica são as possibilidades ficcionais de fuga e os projetos alternativos de sociedade. No caso do Brasil, como inicialmente apresentado de forma geral por M. Elizabeth Ginway (2004), isso ocorre, com frequência, por meio do uso de mitos e lendas regionais, que, em âmbito político, étnico ou ecológico, são transformados em mundos alternativos ou paralelos, desde Steampunk até batalhas espaciais. Como formas de expressão artística a serem analisadas, devem ser considerados aqui, sobretudo, romances, narrativas, histórias em quadrinhos, graphic novels e filmes.

O foco deste volume se centra, principalmente, nas seguintes áreas:

  • desenvolvimento histórico da ficção científica no mundo lusófono
  • mitos, lendas e seu desenvolvimento posterior na ficção científica
  • crises e mudanças sociais como ponto de partida para utopias e distopias

Propostas, que visam estabelecer uma comparação entre produções lusófonas e ficção científica produzida em outros idiomas, são igualmente encorajadas e bem-vindas.

Bibliografia:
Ginway, M. Elizabeth (2004): Brazilian Science fiction: cultural myths and nationhood in the land of the future. Lewisburg [Pa.] : Bucknell Univ. Press.
Causo, Roberto de Souza (2003): Ficção científica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG.
Suppia, Alfredo (2013): “Aparições e reaparições da ficção científica no cinema brasileiro: elementos para uma história”, Alceu 27.

As propostas, acompanhadas de um resumo de até 300 palavras e uma curta biografia, devem ser enviadas por e-mail até 15 de dezembro de 2017 para Ricarda Musser (musser@iai.spk-berlin.de) e Christoph Müller (mueller@iai.spk-berlin.de). Os aceites serão divulgados até 05/01/2018. Os textos para o volume devem ser escritos em português e deverão ser enviados para os organizadores até 31/03/2018.

Fonte: romanistik.de

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas