Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Publicações

Novo número da revista ABRIL - Nepa UFF - e chamada para o n. 18

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Africanos, Estudos Afro-Brasileiros, Estudos Comparatistas, Estudos Portugueses, Literatura

Novo número da revista ABRIL Nepa UFF (Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana - Universidade Federal Fluminense) está no ar. É o n. 16 sobre Viagem, Deslocamentos, Diferença. Organização de Laura Padilha (UFF) e Teresa Cerdeira (UFRJ): http://www.revistaabril.uff.br/index.php/revistaabril/issue/view/16.

 

Chamada ABRIL 18

Prazo para envio de originais: 30 de novembro de 2016 

O CORPO: VERSÕES E SUBVERSÕES DE MUITAS ESCRITAS

Org: Tatiana Pequeno (UFF) e Mark Sabine (Universidade de Nottingham)

Este número da Revista Abril pretende colocar em questão os limites do corpo, evocando a sua tradição de sagrado até os seus sentidos disruptivos no contemporâneo. Para tanto, queremos investigar em que medida as literaturas angolana, moçambicana, cabo-verdiana, santomense, guineense e portuguesa provocam, por meio da ficção, da cronística ou da poesia (inclusive em diálogo com outras artes), novas versões ou possibilidades de representações do corpo, da sua organicidade, da sua perecibilidade no contexto ou não das novas tecnologias (sobretudo das simbólicas) e das reflexões sobre o pós-humano, levando em consideração também a sua potência como estratégia micropolítica.Neste sentido, nosso objetivo para esta edição é o de cartografar uma seleta crítica que seja capaz de averiguar o corpo nas suas reverberações e diálogos também com os problemas de gênero, de sexualidade, de classe, raça e etnicidade, tomando como ponto estruturante da análise as já referidas literaturas de língua portuguesa.

A Revista Abril (ISSN: 1984-2090) é um veículo de divulgação nacional e internacional de estudos, resenhas, sobre obras literárias produzidas em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe), de forma específica ou em abordagens comparatistas.

Mais informações: http://www.revistaabril.uff.br/index.php/revistaabril

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas