Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Publicações

Literatura brasileira no mundo: interação com polissistemas estrangeiros

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Cinema, Língua, Literatura, Teatro, Tradução

A revista Fronteiraz (ISSN 1983-4373) recebe artigos para sua edição de número 19 que tem como tema A literatura brasileira no mundo: interação com polissistemas literários estrangeiros.  Os artigos podem ser enviados até 1º de junho de 2017.

Eixo temático

A temática de FronteiraZ visa a estimular a reflexão e o debate sobre a presença da literatura brasileira no exterior via tradução, retradução e adaptação de obras e autores brasileiros. De especial interesse para a discussão que se deseja aqui promover são, entre outros, os seguintes tópicos: o projeto tradutório responsável pela seleção dos escritores e textos; os tradutores que realizam o trabalho da recriação; o perfil das editoras estrangeiras que promovem a publicação; a recepção das (re)traduções e adaptações, a posição que a literatura brasileira ocupa no polissistema literário estrangeiro; a imagem da literatura brasileira construída no exterior por meio de reescritas e paratextos de diversas naturezas; a possível repercussão dessas publicações para a posição dos escritores em seu próprio polissistema literário (brasileiro);  adaptações teatrais e fílmicas de textos literários brasileiros, sua recepção e os órgãos e patrocinadores que apoiam sua divulgação.

Editora da temática: Leila Darin (PUC-SP).

Sobre a revista

A revista Fronteiraz traz, desde o nome, aquilo que significa, isto é, uma linha de demarcação entre territórios literários que questionam a rigidez de limites fixos. Seu foco está na movência das formas poéticas, em prosa e verso, na sua multiplicidade de interfaces, abrangendo do clássico ao contemporâneo. Editada pelo Programa de Estudos Literários em Literatura e Crítica Literária da PUCSP, surgiu, em 2008, como fruto dos trabalhos do Grupo de Pesquisa – O narrador e as fronteiras do relato.

Seu objetivo é a publicação de artigos produzidos por docentes e discentes de pós-graduação, de instituições nacionais e internacionais, vinculados à área da literatura e da crítica literária, a partir de temáticas propostas por cada um dos números. Possui periodicidade semestral.

As seções de “Ensaios” e de “Resenhas” têm fluxo continuo, independentemente da temática em pauta para a seção de “Artigos”. Para mais detalhes, consultar as normas de edição em “Diretrizes para autores”.

Mais informações na página da Revista Fronteiraz.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas