Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Lançamento do livro The Forest and The School / Where to Sit at the Dinner Table?

Início: Fim: Países: Portugal

Livros, Lançamentos

Em dezembro, dia 18, 6ª feira, às 17h30, o CAM – Centro de Arte Moderna – da Fundação Calouste Gulbenkian, lança pela primeira vez em Portugal o livro The Forest and The School/ Where to Sit at the Dinner Table? editado por Pedro Neves Marques, a primeira antologia dedicada à Antropofagia no Brasil na língua inglesa.

Co-publicado pela Archive Books e pela Academia de Artes do Mundo de Colónia, esta publicação apresenta e traduz a Antropofagia, o movimento revolucionário de crítica social e cultural baseado no “Manifesto Antropofágico” escrito por Oswald de Andrade em 1928, não só como um movimento estético e artístico, assente numa imagem de canibalismo cultural exemplar de um hibridismo do trópicos, mas como uma verdadeira filosofia cosmopolítica sul americana. A partir de uma análise antropológica, ameríndia, da Antropofagia, esta publicação repõe e atualiza esta tradição numa digestão transformadora de paradigmas-base da modernidade, seja a divisão entre natureza e cultura, animal e humano, objeto e sujeito, ou mesmo noções como animismo e tecnologia, trabalho e ócio.

Dividido em duas grandes secções, a publicação reúne crónicas do séc. XVI sobre rituais canibais indígenas, textos essenciais do modernismo brasileiro e da Revista de Antropofagia e o seu legado nos Tropicalismo e Cinema Novo, bem como o seu impacto na mais recente antropologia brasileira de Eduardo Viveiros de Castro ou a sua relação com o papel fundamental dos povos indígenas em conflitos políticos e ambientais da atualidade.

O livro incluí textos pelos seguintes autores: Hans Staden, Jean de Léry, Michel de Montaigne, James Frazer, Manuela Carneiro da Cunha, Alfred Jarry, Oswald de Andrade, Antônio de Alcântara Machado, Oswald Costa, Freuderico, Japy-Mirim, Poronominare, Garcia de Rezende, Raul Bopp, Flávio de Carvalho, Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Hélio Oiticica, Hélène Clastres, Pierre Clastres, Félix Guattari, Eduardo Viveiros de Castro, Bruno Latour, Davi Kopenawa e Bruce Albert, Tânia Stolze Lima, Alexandre Nodari, Jean Tible, Paulo Tavares, Giuseppe Cocco, e Suely Rolnik. Desenhado por Nuno da Luz.

The Forest and The School / Where to Sit at the Dinner Table?
Lançamento do livro editado por Pedro Neves Marques
18 de Dezembro (sexta-feira) de 2015 | 17h30 | CAM (cafetaria)

Entrada livre

Mais informações: http://cam.gulbenkian.pt/CAM/pt/Agenda/Evento?a=72725