Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Lançamento da revista Monumentos n.º 34

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Lançamentos, Património, Revistas

No dia 3 de abril, segunda-feira, pelas 18h30, celebrar-se-á a publicação o n.º 34 da revista Monumentos, na sala 2 da sede da Fundação Calouste Gulbenkian.

Monumentos é uma publicação técnico-científica da Direção-Geral do Património Cultural dedicada ao estudo e à divulgação do património arquitetónico, urbanístico e paisagístico, na perspetiva de assegurar a sua valorização e salvaguarda.

A apresentação será conduzida pelo arquiteto e professor José Manuel Fernandes.

Agradece-se confirmação até ao dia 29 de março, para mjmartins@dgpc ou ptereno@dgpc.pt.

Editorial do nº 34 da revista Monumentos

Passadas apenas algumas semanas sobre o lançamento, em Guimarães, da edição impressa do número 33 da revista Monumentos, apresentamos agora o número dedicado ao Património de Origem Portuguesa na Europa. É um momento de grande satisfação porque assinala a consolidação do nosso objetivo de manter este importante projeto editorial dedicado ao património arquitetónico, continuando a sua publicação em papel. Acresce que, por termos tido o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da sua política de apoio à edição digital, este número da Monumentos será posteriormente disponibilizado nesse formato e divulgado através das plataformas da Direção-Geral do Património Cultural e do site Património de Influência Portuguesa, da responsabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian, ficando assim disponível para consulta e download de todos os interessados.

Mais do que destacar a importância dos conteúdos da presenta edição – como sempre resultado de investigação recente e de grande qualidade sobre temas relevantes do património construído –, gostaria de partilhar com todos os leitores alguns trechos da intervenção do Prof. Arquiteto Alexandre Alves Costa na cerimónia de apresentação da revista dedicada a Guimarães, realizada em 25 de novembro de 2016. Na ocasião, este Mestre e Amigo fez uma resenha da evolução da revista que, neste momento de viragem e consolidação do projeto me parece, mais do que tudo, ser de reter para memória futura.

Paula Araújo da Silva
Diretora-Geral do Património Cultural