Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

A investigação e as políticas para a Língua Portuguesa

Países: Portugal

Lançamentos, Livros

A difusão da Língua Portuguesa no mundo e a relação entre Língua e cultura são temas em foco na obra A Língua Portuguesa, Teoria, Aplicação e Investigação, da professora catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), Maria Helena Mira Mateus.

O livro, publicado pelas Edições Colibri, foi apresentado no dia 11 de novembro na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em Lisboa.

“Onde estão as marcas da nossa identificação?” Esta é a pergunta central que se desenvolve ao longo do livro. Para responder a ela, a autora inicia a obra a colocar de forma resumida as posições de filósofos e linguistas que se pronunciaram, em diversas épocas, sobre as relações entre Língua e cultura.

Na segunda parte, são discutidos os dilemas do ensino de Português como Língua Estrangeira, a reconhecer a escola atual como um lugar de diversidade multilinguística e multicultural.

Questões gramaticais do século XVI até ao presente são analisadas na terceira parte. A obra termina com um capítulo que exorta pela necessidade de mas investigações sobre a fonologia da Língua em âmbito internacional.

Maria Helena Mira Mateus foi presidente da direção do ILTEC (Instituto de Linguística Teórica e Computacional) entre 1985 e 2013. Fundou e presidiu à direção da Associação de Professores de Português e da Associação Portuguesa de Linguística e foi vice-reitora da Universidade de Lisboa.

Ventos da Lusofonia