Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Gótico, fantástico, maravilhoso nas searas insólitas de Jorge Amado

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Chamada para o Nº Especial II - Estudos de Literatura (2019) - Gótico, fantástico, maravilhoso nas searas insólitas de Jorge Amado

Sob a organização de Fernando Monteiro de Barros (UERJ) e Luciana Colucci (UFTM)

Submissões até 10 de dezembro de 2018

A obra do escritor baiano Jorge Amado (1912-2001), como se sabe, é alicerçada por uma pluralidade de recortes ficcionais temáticos e formais dentro da complexa seara do cânone literário brasileiro. A multiplicidade temática do legado amadiano abarca da militância política aos terreiros de Candomblé, atravessando a geografia sócio-cultural da Bahia, com seus tipos emblemáticos, e percorre diversos momentos da história daquele estado no século XX. Oportunamente, o jornalista e crítico José Castello (2009) explica que suas inúmeras obras, sempre romances, refletem “sobre os dois ‘Brasis’ que coexistem dentro e fora de seus livros: um oficial, letrado, racional, capitalista, e outro popular, analfabeto, ‘malandro’.” Redimensionando tal olhar, e buscando provocar, ao confrontar os tênues limites do real, Fernando Monteiro de Barros (UERJ) e Luciana Colucci (UFTM) – membros do Grupo de Estudos do Gótico (CNPq) -, propõem, neste dossiê, um olhar insólito dentro do peculiar universo do escritor baiano, diligenciando um desafio: reconhecer o lugar de Amado pelas sendas voláteis da tessitura gótica e de suas nuances como o fantástico e o estranho, além do maravilhoso. Considerando esse olhar, é importante realçar que o maravilhoso já possui uma tradição na literatura latino-americana de recorte realista. Já a presença do gótico e do fantástico na literatura da América tropical do século XX vem sendo confirmada pela crítica nos últimos anos, cada vez mais. Assim, os organizadores vislumbram problematizar um percurso de Amado pouco enfocado pela crítica, que comumente se debruça mais sobre os aspectos políticos e sociais de sua obra, compondo um coro de vozes plurais que, sob os mais diversos diapasões dos estudos do gótico e do fantástico, tencionam instigar um debate crítico-reflexivo sobre as sendas não-realistas nas narrativas de Jorge Amado.
 

Caderno Seminal

Periódico multilíngue, de publicação semestral, cujo objetivo é publicar resultados parciais ou conclusivos de Estudos de Língua e Estudos de Literatura, desenvolvidos no Brasil e no exterior, considerando a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade. Seu público-alvo leitor são alunos de graduação e pós-graduação, professores, editores, tradutores, escritores e pesquisadores das áreas de Letras, Linguística, Artes e afins.

e-ISSN: 1806-9142 | ISSN: 1414-4298 | Ano de criação: 1994 - impresso, 2004 - eletrônico | Área do conhecimento: Letras/Linguística | Qualis: B2 (Letras/Linguística)


Mais informações: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas