Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Fronteiras, Integração regional e Paradiplomacia: Chamada da Revista Monções

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Ciências Humanas e Sociais, Migrações, Política, Relações Internacionais

A revista Monções, Revista de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) (ISSN 23168323) seleciona artigos para o Dossiê "Fronteiras, Integração regional e Paradiplomacia”. O dossiê visa apresentar, criticar e receber a partir de olhares e experiências empíricas, o debate das relações internacionais, dos processos de integração regional e da paradiplomacia nas regiões de fronteira.A revista aceita artigos inéditos em português, espanhol, francês ou inglês. O prazo máximo de submissão é o 14 de agosto de 2017.

Eixo Temático

O Estado-nação já não tem mais o mesmo papel exclusivo e tradicional que costumava ter nas relações internacionais, ambiente que gradualmente vem sendo ocupado por atores econômicos não estatais, movimentos sociais e sobretudo por entidades subnacionais. Essa relação dinâmica deu início a uma nova demanda, a novas oportunidades e novos desafios que apontam para uma ampliação do foco de inserção internacional desses novos atores, agindo em diferentes áreas e em diferentes foros de discussões, com interesses específicos e articulados, gerando uma nova geografia do poder. Fenômenos transfronteiriços, somado a uma visão mais reificada do Estado, tomam conta de agendas dos processos de integração regional conhecidos e, ao mesmo tempo, indicam uma importante área de pesquisas e comprovações empíricas das relações internacionais: a interação nas regiões de fronteira.

As relações fronteiriças tendem a construir sua própria dinâmica, onde as cidades, Estados federados, províncias e departamentos, muitas vezes deslocados da atenção central dos Estados Partes, constroem laços de proximidade, tentando promover um maior nível de interdependência com outros espaços sociais e políticos, apresentando tendências descentralizadoras, com maiores níveis de capacidade para a complementaridade e, até, competitividade nos mercados internacionais.

A organização do dossiê é parte da Cátedra Jean Monnet – UFGD, coordenada pelos professores de Relações Internacionais da UFGD Tomaz Espósito Neto e Henrique Sartori de Almeida Prado.

Mais informações na página da Revista Monções.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas