Terça-feira, 23 de Abril de 2024

FCRB | Lançamento de A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro

Início: Fim: Países: Brasil

Eventos, História da Arte

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove no dia 4 de março, às 18 horas, o lançamento do site e do livro A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia dos Interiores. O evento acontece na sala de cursos da FCRB e tem entrada franca.

Para apresentar o projeto, haverá uma mesa-redonda composta por Ana Pessoa (FCRB), Ana Lúcia Vieira dos Santos (FCRB,UFF) e Marize Malta (UFRJ). O site está hospedado no portal da FCRB e é composto de artigos, glossário, biografias de artistas e fontes documentais (inventários, plantas antigas, fotografia, desenhos e pinturas). Conta, principalmente, com base de dados com informações dos 35 edifícios pesquisados (25 portugueses e 10 brasileiros), documentando e analisando os aspectos arquitetônicos e decorativos.

O livro reúne os textos apresentados no Colóquio Internacional A Casa Senhorial, em junho de 2013, no Museu de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (Lisboa/Portugal) e contou com a colaboração da Escola de Belas Artes da UFRJ.

O projeto terá prosseguimento com o estudo de um novo conjunto de edifícios brasileiros e portugueses e a realização do II Colóquio Internacional A Casa Senhorial: Anatomia de Interiores, de 11 a 13 de agosto de 2015, na Casa de Rui Barbosa.

A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro. Anatomia dos Interiores, é um projeto promovido pelo Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa (IHA), pela Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva (FRESS) e pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). O principal objetivo é o estudo da casa de morada da nobreza e da alta burguesia, entre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos aspectos dos seus interiores, em duas regiões do mundo cultural e artístico luso-brasileiro: Lisboa e Rio de Janeiro. Com este intercâmbio, foram lançados os fundamentos para um estudo integrado e comparado da casa senhorial e dos seus interiores nos dois lados do Atlântico.

via Fundação Casa de Rui Barbosa