Sexta-feira, 26 de Maio de 2017

Saber mais

Dossiê Teoria e Metodologia da Economia Política da Comunicação da ULEPICC

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Comunicação, Ciências Humanas e Sociais, Economia, Política

A União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) seleciona trabalhos para um dossiê que tem como tema Teoria e Metodologia da Economia Política da Comunicação. Os trabalhos farão parte de um volume coletivo que será publicado na Editora GEDISA. As propostas podem ser enviadas até 1º de Abril.

Apresentação

Do Informe McBride ao Fórum de Porto Alegre, de Buenos Aires a Sevilla, os estudiosos, comunicadores e movimentos sociais de liberação, sabemos que “Outra Comunicação é Possível” e que a contribuição do conhecimento, e sua apropriação social, junto às novas tecnologias e sistemas de informação, tem  uma função essencial que contribuir a este empenho. Este é o espírito da Carta de Buenos Aires e a origem da Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (ULEP-ICC), associação internacional de investigação que, na última década, vem trabalhando na articulação, agrupamento e promoção dos estudos econômico-políticos e de teoria crítica, recuperando o legado histórico e científico da produtiva escola latino-americana.

Cumprida a primeira década de atividades, ULEPICC inicia uma nova etapa inaugurando uma série de publicações com o objetivo de ir aportando saberes e conhecimento para a mudança social, num momento estratégico de inflexão do capitalismo e crise financeira internacional que, sem lugar a dúvidas, planeja objetivos e questionamentos vários ao pensamento emancipador na comunicação.

Neste empenho, convoca-se aos sócios e comunidade acadêmica a enviar textos originais sobre alguns elementos e materiais de análise dos eixos temáticos destacados, pondo em comum os avanços científicos em matéria de teoria e metodologia da Economia Política da Comunicação (EPC), com a ideia de oferecer à comunidade científica uma ferramenta de conhecimento e estado da arte sobre as possibilidades teórico-metodológicas da escola crítica.

Fiel à tradição de articulação de vontades e coordenação de esforços crítico-reflexivos sobre o campo da comunicação e da cultura, esta chamada a trabalhos da ULEPICC tem por objetivo, em suma, dar conta do pensamento mais avançado na matéria, a fim de formular uma crítica fundamentada, assim como análises inovadoras sobre as emergências e alternativas democráticas de progresso que têm de ser pensadas geopoliticamente a partir de novas matrizes e ferramentas analíticas.

Inaugura-se assim uma tradição alheia ou pouco habitual em nosso âmbito latino, editando uma antologia sobre o estado da arte que tem por fim, ademais, cobrir uma lacuna significativa sobre metodologia de análise a partir da experiência e saber-fazer dos principais investigadores do campo, dada a carência de textos desta natureza tanto no nosso âmbito como no caso anglo-saxão.

Eixo temáticos

I.- Teoria da Economia Política da Comunicação

•     O problema da ideologia. Genealogia e fundamentos da EPC.
  •     Estruturalismo e Crítica da EPC.
  •     Estudos Culturais e EPC. Uma leitura latina.
  •     Psicanalise e crítica da mediação. A EPC do Desejo.
  •     Da teoria da dependência à crítica e intervenção política. A contribuição ibero-americana.

II.- Metodologia

•     Análise de fontes secundárias e indicadores.
  •     Avaliação e crítica das Políticas de Comunicação.
  •     Estudos comparados.
  •     Análise micro e macro da EPC.
  •     Análise Crítica do Discurso e desconstrução da ideologia e controle informativo.
  •     Análise de redes e enfoques sistêmico-críticos.
  •     Metodologias transformadoras. Da socioanálise à EPC.

III.- Novas perspectivas de análise

•     Ciência Regional e EPC.
  •     Pós-colonialismo e diversidade cultural.
  •     Finanças e Informação.
  •     Esportes, meios de comunicação e eventos mediáticos.
  •     Internet e novas formas de valorização na Economia da Atenção.
  •     Capitalismo Cognitivo e Crítica Neomarxista.

Mais informações através do e-mail franciscosierra@ulepicc.org e na página da Rede de Economia Política das Tecnologias da Informação e da Comunicação (EPTIC).

Outras webs de referência

Locations of visitors to this page