Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Dossiê As Mulheres e militância política contra as ditaduras da América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Estudos Feministas, Estudos Latino-Americanos, Política, Revistas

A revista ORDA (ISSN eletrônico 2273-0095) tem chamada para artigos aberta, até 30 de setembro, para o Dossiê As Mulheres e militância política contra as ditaduras da América Latina. Esse dossiê tem como principal objetivo reunir os trabalhos de pesquisadores de diferentes países, áreas do conhecimento e de diversas abordagens teóricas e metodológicas para fomentar a discussão sobre as questões relativas à participação política feminina durante as ditaduras da América do Sul.

Seguindo a periodização proposta pela historiadora Joana Maria Pedro busca-se elucidar o impacto da militância contra a ditadura sobre as formas de feminismos [PEDRO e WOLFF, 2010]. O exílio também pode ser tomado como espaço de transformação de gênero e de apropriação de novas práticas que são  logo  levadas  ao  campo de atuação latino-americano [FRANCO, 2005]. Os trabalhos deverão abranger a temática de mulheres e processos de militância, considerando um conceito de militância que possa abarcar várias atuações de categorias sociais de militância feminina, como as mulheres operárias, as mulheres rurais, a atuação do movimento feminino pela anistia, e   as atuações femininas organizadas relacionadas aos processos de redemocratização, movimentos femininos pela constituinte, a atuação política das avós e mães na Argentina etc.

O dossiê deverá reunir entre 8 a 10 artigos sobre o tema. Cada artigo deverá ter no máximo 50 mil caracteres, incluindo notas, referências bibliográficas e espaço. Os artigos devem ser redigidos em uma das quatro línguas de publicação da revista, isto é, inglês, espanhol, francês e português. E devem ter resumo em três línguas (inglês, francês e português ou espanhol), com mínimo de 100 e máximo de 150 palavras.

Os artigos deverão ser submetidos sob forma eletrônica (formato “.doc” exclusivamente) e enviados para dossie.orda@gmail.com.

Mais informações no site da revista Orda e também no dossiê em anexo.

Fonte : Calenda: «Women and political activism against Latin American dictatorships», http://calenda.org/373216.