Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

Dossiê Artes e Criatividade: identidades e diferenças entre o local e o global

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Sociais, Comunicação, Sociologia

A revista Ciências Sociais Unisinos (ISSN: 2177-6229) tem chamada para trabalhos aberta para o Dossiê Artes e Criatividade: identidades e diferenças entre o local e o global. O foco do dossiê será a invenção e a improvisação artísticas que têm possibilitado inúmeras redefinições dos mecanismos de diferenciação e identificação social que caracterizam o mundo contemporâneo - sendo veículos e textos fundamentais de identidade, de pertença e de enraizamento. O prazo final para submissões é o 30 de junho de 2017. 

Ciências Sociais Unisinos é uma publicação quadrimestral da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e dedica-se a publicar artigos inéditos que contribuam para a reflexão e o estudo interdisciplinar das Ciências Sociais. Os textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

Eixo temático

O foco temático do Dossiê incide na abordagem das artes e da criatividade enquanto recursos de afirmação identitária em um mundo cada vez mais global e aberto. Posicionando o debate na relação entre artes e criatividade e no lugar que as atividades artísticas e criativas ocupam em um mundo em que a chamada economia criativa ganha relevância crescente, o Dossiê procura reunir e relacionar uma produção acadêmica diversa e abundante neste escopo pós-colonialista, pretendendo incluir artigos de sociólogos no arco da modernidade globalizada provenientes de matrizes lusófonas, anglo-saxônicas e francófonas.

Serão aceitos artigos que tratem tanto de mundos, sistemas, cenas, campos artísticos, como os que transitem por outras áreas e eventos nos quais a criação artística esteja agregada e de algum modo identifique, diferencie, hierarquize ou oponha indivíduos, coletivos, espaços sociais, territórios e espaços. Do mesmo modo, serão incorporados artigos que percorram a criação artística nas suas condições de emergência, nos seus fluxos e desdobramentos, bem como dos usos e representações que os atores sociais fazem dela.

Tais questões poderão ser tratadas nos aspectos normativos, disciplinadores ou institucionais que acompanham a construção e estímulo da criatividade por agências do Estado ou movimentos sociais. Favoreceremos, portanto, abordagens teóricas, epistemológicas e metodológicas baseadas em investigação original que interligue a produção/criação artística, a (inter)mediação artística e a fruição cultural, artística e criativa constituintes dos diferentes art worlds. Em síntese, os eixos centrais de abordagem a privilegiar neste Dossiê serão:

  • A importância das artes e da criatividade como eixos fundamentais de desenvolvimento cultural, socioeconômico e ecológico face à construção de uma sociedade plural e de uma identidade nacional, local, regional, translocal ou mesmo virtual.
  • A necessidade de uma reconceptualização das artes e da criatividade na sociedade contemporânea em torno da relação entre criatividade artística e economia criativa num contexto de redefinição e reconstituição de identidades artísticas e sociais.
  • As artes e a criatividade como desafios de empreendedorismo e de inclusão cultural, social e econômica das populações, das suas matrizes de pertença, mas também de grupos, de segmentos de interesses particularizados.
  • As artes e a criatividade como ferramentas fundamentais de gestão da alteridade, das diásporas e das diferenças sociais, econômicas e culturais à escala planetária num mundo em mudança.
  • As artes e a criatividade como recursos de redes, parcerias e diálogos inter e pluriculturais e instrumento fulcral de política cultural contemporânea.
  • As lógicas do trabalho artístico e criativo, seus processos e modalidades de implementação contemporânea num contexto de desafios contínuos sob o impulso das redes sociais, nas novas tecnologias de informação e comunicação, da sociedade em rede.
  • Os diálogos criativos e (des)encontros entre os artistas e as comunidades, formas atuais de resistência artística, de artivismo, de participação juvenil em novos movimentos sociais, de contracultura e de movimentações underground.

Organizadores: Antoine Hennion (Centre de Sociologie de l’Innovation, École des Mines – CNRS, França), Augusto Santos Silva (Universidade do Porto, Portugal), Lígia Dabul (Universidade Federal Fluminense, Brasil), Paula Guerra (Universidade do Porto, Portugal).

Mais informações na página da Ciências Sociais Unisinos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas