Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Disponível ABRIU 5: Monográfico Fernando Pessoa e chamada para ABRIU 7

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Espanha, Galiza

Chamada para artigos, Estudos Galegos

ABRIU 5 (2016) Monográfico "O 'Livro do desassossego' de Fernando Pessoa: desafio de tradutores/editores", ed. Antonio Sáez Delgado.

O volume 5 de Abriu, a revista editada pela Secção de estudos Galegos e portugueses da Universidade de Barcelona, apresenta o monográfico "O ‘Livro do Desassossego’ de Fernando Pessoa, desafio de tradutores/editores", editado por Antonio Sáez Delgado. Este monográfico mostra a importância das pessoas habitualmente consideradas como simples mediadores – editores e tradutores –, que neste caso, porém, tornam-se (re)creadores de um texto em constante mutação. Através dos diversos artigos atualiza-se o estado da questão. A “Miscelânea” inclui estudos sobre a crítica feminista na literatura infantil e juvenil, o grupo Ataque Escampe, o escritor Uilcon Pereira e a favela-bairro. Nas “Recensões” incluem-se notas sobre “Pessoa y España” de A. Sáez, monografias sobre literatura brasileira de Regina Dalcastagnè e Antonio Maura, e uma edição de Cunqueiro. A revista é publicada simultaneamente em formato impresso e eletrônico, e também como eBook.


CFP para ABRIU 7 (2018)
Monográfico "Galiza Glocal: redefinições da cultura galega na era global"
Data limite para envio de artigos (secções: monográfico, miscelânea, recensões): 1 setembro 2017

http://revistes.ub.edu/Abriu

Este número ten como objetivo examinar a cultura galega nun contexto global que presenta novos desafios e realidades híbridas. Os artigos deverão explorar a redefinição moderna de Galiza na era global mediante a leitura crítica de diferentes textos, atuações e práticas culturais.

As propostas de novas perspetivas sobre os estudos galegos desde os Estudos Ibéricos, os Estudos Transatlânticos e os Estudos Globais poderão ser enviadas no âmbitos das linhas temáticas seguintes: Nacionalismo e pós-nacionalismo. Migração / emigração e novas identidades híbridas. Práticas culturais glocalizadas. Indústrias culturais e globalização. Escrever Galiza / traduzir Galicz. Filmes, festivais, coproduções locais / globais e o Novo Cinema Galego. Neoliberalismo e multinacionais. Desperiferalização / desterritorialização. Galiza urbana / rural. Galiza a partir de óticas de género / queer. Turismo: Galiza / Santiago como parque temático patrimonial.

Convidamos a enviar propostas para este monográfico da revista ABRIU. Os artigos podem estar escritos en galego, português, espanhol, catalão ou inglês. Deverão seguir as normas da revista e a uma revisão duplo cego. O prazo para o envio de originais é dia 1 de setembro de 2017.

O editor convidado para este monográfico é José Colmeiro, diretor da Cátedra Príncipe de Astúrias em estudos hispânicos na University of Auckland, Nova Zelândia. Publicou numerosos ensaios sobre estudos contemporâneos galegos, ibéricos e latino-americanos, con mais de 10 livros e 80 capítulos de livros e artigos de revistas. É autor de Galeg@s sen fronteiras: Conversas sobre a cultura galega no século XXI (Xerais, 2013).  Na atualidade, o seu projeto de investigação é Peripheral Visions/Global Sounds. From Galicia to the World.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas