Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Publicações

Chamada para dossiê “(Des)Dobras Barrocas: Conexões Transatlânticas entre Artes e Culturas”

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para artigos, Literatura

Entrelaces convida a comunidade acadêmica a participar da Chamada de Publicação para a Edição Jan-Jun (2018), que aceitará submissões de artigos que contemplem a temática (Des)Dobras Barrocas: Conexões Transatlânticas entre Artes e Culturas.

Depois dos equilíbrios do Renascimento e dos desequilíbrios do Maneirismo, o Barroco constitui uma das mais marcantes estéticas surgidas com a modernidade. A produção artística barroca desenvolve-se em um nível que, conscientemente, exorbita a dimensão local. Um exemplo: em 1705, sai Musica do Parnasso, a primeira coletânea de poesias publicada por um brasileiro. O autor é o escritor Manuel Botelho de Oliveira, que, no prefácio do seu volume poético, lê a evolução da literatura como um processo de expansão transatlântica "europeia": a literatura começou épica na Grécia e acabou, barroca e exótica, na América lusófona.

O Barroco, em suma, até fora do continente europeu, é percebido desde o seu começo como o estilo com o qual se inaugura, de forma expansiva, uma época nova, tanto que muitas experiências sucessivas de ruptura cultural irão coincidir com uma redescoberta do Barroco. A literatura barroca, de fato, foi reinterpretada, reproposta, re-canonizada e relançada, no século passado, tanto na época do modernismo quanto durante a pós-modernidade, viradas culturais de crucial importância.

O barroco também envolveu realidades particulares: Apesar de não ter sido um dos centros do barroco brasileiro, o próprio Ceará teve as suas manifestações barrocas. As artes plásticas tiveram expressões barrocas, assim como a arquitetura e a música.

(Des)Dobras Barrocas: Conexões Transatlânticas entre Artes e Culturas foi o título de um Colóquio Internacional realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2017, no Auditório Rachel de Queiroz, e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC, com coordenação científica dos professores Yuri Brunello, do PPGLetras/UFC, e Francesco Guardiani, da University of Toronto. De tal evento a Edição Jan-Jun (2018) da Entrelaces quer apresentar as contribuições, acrescentadas de artigos a serem enviados sobre os seguintes temas: O Barroco dos Antigos e o Barroco dos Modernos; O Barroco em relação ao Renascimento e ao Maneirismo; O Barroco entre a Europa e as Américas; O Barroco e o Neobarroco; O Barroco Nordestino.

Para isso, a Entrelaces, Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, convoca interessados/as no tema para fazer publicar trabalhos em dossiê, organizado por Yuri Brunello (PPGLetras/UFC) e Francesco Guardiani (University of Toronto), intitulado (Des)Dobras Barrocas: Conexões Transatlânticas entre Artes e Culturas. Assim, pertencem ao escopo deste número trabalhos cujos pontos de partida sejam autores, obras e suportes (literários ou não) especialmente interessados nas questões supracitadas.

Período de submissão: 05/08/2017 a 31/10/2017

Para realizar submissão de artigo, acesse: http://periodicos.ufc.br/entrelaces/user/register 


Call For Papers - Dossiê “(Des)Dobras Barrocas: Conexões Transatlânticas entre Artes e Culturas” Jan.-Jun (2018)

The journal Entrelaces invites the academic community to submit proposals to the call for papers to the edition January-June (2018), which will accept submissions, addressing the thematic issue on Baroque (Un)folds: Transatlantic Connections between Arts and Cultures.

After the balances of Renaissance and the unbalances of Mannerism, the Baroque constitutes one of the most remarkable aesthetics emerged with modernity. The baroque artistic production has been developed in a way that consciously goes beyond the local dimension. One example: in 1905, it was released Musica Parnasso, the first collection of poetry published by a Brazilian writer. The author was Manuel Botelho de Oliveira who read in the preface of his poetic volume the evolution of literature as a European transatlantic expansion: literature started as epic in Greece and finished Baroque and exotic in the Lusophone America.   

The Baroque, in short, even outside the European continent, is perceived, since the beginning, as a literary style that opens, an expansive way, a new era, so that many successive experiences of cultural ruptures coincide with its rediscovery. The baroque literature was indeed reinterpreted, repurposed, re-canonized and relaunched, in the last century, both in Modernism and Postmodernism, cultural turns of crucial importance. 

The Baroque also encompassed particular realities: although Ceará was not one of the centers of the Brazilian baroque, it also had its baroque manifestations.  The visual arts had baroque expressions as well as architecture and music.                  

Baroque (Un)folds: Transatlantic Connections between Arts and Cultures was the theme of an International Symposium held in April 26 and 27, 2017, at Raquel de Queiroz, sponsored by The Postgraduate Program in Letras at UFC, under the scientific  supervision of Professors Yuri Brunello, from PPGLetras/UFC, and Francesco Guardiani, from University of Toronto. As a result of this conference, the January-June edition (2018) of Entrelaces intends to present contributions of its participants, added to articles submitted on the following themes: the Baroque from Ancient and Modern writers; the Baroque in relation to Renaissance and Mannerism; the Baroque between Europe and Americas; the Baroque and the Neo-Baroque; the Northeastern Baroque.

In order to do so, Entrelaces, the journal of The Postgraduate Program of Letras at Federal University of Ceará - UFC, calls on researchers interested in this theme to submit contributions to be published in a special edition organized by Professors Yuri Brunello (PPGLetras/UFC) and Francesco Guardiani (University of Toronto), namely  Baroque (Un)folds: Transatlantic Connections between Arts and Cultures. So, the scope of that issue includes papers whose starting points are writers, works, and means (literary or non-literary ones) especially interested in the above topics.

Time for the submission of manuscripts: August 5, 2017 to October 31, 2017.

Articles are to be sent via Internet through the Entrelaces homepage at: http://periodicos.ufc.br/entrelaces/user/register 


Entrelaces invita a la comunidad académica a participar de la llamada de publicación para la edición en Jan-Jun (2018), que aceptará sumisiones de artículos que contemplen la temática (Des) Dobras Barrocas: Conexiones Transatlánticas entre Artes y Culturas.

Después de los equilibrios del Renacimiento y de los desequilibrios del Maneirismo, el Barroco constituye una de las más marcadas estéticas surgidas con la modernidad. La producción artística barroca se desarrolla en un nivel que, conscientemente, exorbita la dimensión local. Un ejemplo: en 1705, sale Música del Parnaso, la primera colección de poesías publicada por un brasileño. El autor es el escritor Manuel Botelho de Oliveira, que, en el prefacio de su volumen poético, lee la evolución de la literatura como un proceso de expansión transatlántica "europea": la literatura comenzó épica en Grecia y acabó, barroca y exótica, en América lusófona .

El Barroco, en suma, hasta fuera del continente europeo, es percibido desde su comienzo como el estilo con el que se inaugura, de forma expansiva, una época nueva, tanto que muchas experiencias sucesivas de ruptura cultural coinciden  con un redescubrimiento del Barroco. La literatura barroca, de hecho, fue reinterpretada, repropuesta, re-canonizada y relanzada, en el siglo pasado, tanto en la época del modernismo y durante la posmodernidad, trastornos culturales de crucial importancia.

El barroco también envolvió realidades particulares: A pesar de no haber sido uno de los centros del barroco brasileño, el propio Ceará tuvo sus manifestaciones barrocas. Las artes plásticas tuvieron expresiones barrocas, así como la arquitectura y la música.

(Des) Dobras Barrocas: Conexiones Transatlánticas entre Artes y Culturas fue el título de un Coloquio Internacional celebrado los días 26 y 27 de abril de 2017, en el Auditorio Rachel de Queiroz, y organizado por el Programa de Posgraduación  en Letras de la UFC, con coordinación científica de los profesores Yuri Brunello, del PPGLetras / UFC, y Francesco Guardiani, de la University of Toronto. De este evento la Edición Jan-Jun (2018) de la Entrelaces quiere presentar las contribuciones, añadidas de artículos a ser enviados sobre los siguientes temas: El Barroco de los Antiguos y el Barroco de los Modernos; El Barroco en relación al Renacimiento y al Maneirismo; El Barroco entre Europa y las Américas; El Barroco y el Neobarroco; El Barroco Nordestino.

Para eso, Entrelaces, Revista del Programa de Posgraduación en Letras de la Universidad Federal de Ceará, convoca a interesados en el tema para hacer publicar trabajos en dossier, organizado por Yuri Brunello (PPGLetras / UFC) y Francesco Guardiani (University of Toronto ), Intitulado (Des)Dobras Barrocas: Conexiones Transatlánticas entre Artes y Culturas. Así, pertenecen al ámbito de este número trabajos cuyos puntos de partida son autores, obras y soportes (literarios o no) especialmente interesados en las cuestiones antes citadas.

Período de envío: 05/08/2017 a 31/10/2017

Para realizar la sumisión de artículo conecte: http://periodicos.ufc.br/entrelaces/user/register

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas