Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamadas públicas da Revista Resgate - Centro de Memória Unicamp

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, História, Ciências Humanas

Estão abertas as chamadas públicas para mais dois dossiês temáticos que serão publicados em 2017 pela Revista Resgate:

― O dossiê Escrita da História, sob organização de Ana Carolina de Moura Delfim Maciel (pesquisadora do CMU - Centro de Memória Unicamp) e Cecília Helena de Salles Oliveira (Museu Paulista da USP), cujo prazo de submissão se encerra em 23 de janeiro de 2017.

O tema tem como objetivo reunir trabalhos de historiadores e demais pesquisadores atuantes na área das humanidades, que abordem problemas relacionados ao ofício de historiar, e discutam procedimentos envolvidos na construção de narrativas históricas. O dossiê pretende abranger trabalhos de fontes diversificadas, englobando não somente textos mas, também, objetos tridimensionais, virtuais, iconográficos, sonoros e audiovisuais.

― O dossiê História Econômica e Demografia Histórica , com organização das pesquisadoras Maria Alice Rosa Ribeiro (CMU) e Maísa Faleiros da Cunha (Núcleo de Estudos da População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp), que receberá trabalhos enviados até o dia 30 de abril de 2017.

A proposta investe na interdisciplinaridade entre duas áreas autônomas da História, tendo como objetivo potencializar a compreensão dos acontecimentos e das transformações sociais e econômicas que se passaram em lugares e tempos determinados. “O estudo da população nos seus mais diversos aspectos e das variáveis demográficas – ritmo de crescimento, composição etário-sexual, fecundidade, mortalidade, migração –, é fundamental para entender os condicionamentos das transformações na vida material e o funcionamento dos mercados, ou seja, produção, distribuição, consumo, mercado de trabalho, dinheiro e de crédito”, delimitam as organizadoras na chamada pública.

A chamada é voltada para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, preferencialmente doutores, que desejem publicar trabalhos inéditos redigidos em língua portuguesa. Também é possível enviar resenhas e entrevistas dentro da temática proposta. Textos de autores que ainda não possuem titulação de doutor devem ser submetidos à seção “Notas de Pesquisa”.

Os interessados em publicar trabalhos dentro dessas temáticas devem ficar atentos aos prazos e às normas da revista, conferindo todas as orientações necessárias no site: www.cmu.unicamp.br/resgate.

Resgate - Revista Interdisciplinar de Cultura
Publicação semestral eletrônica do CMU
Área Comunicação e Publicações
Centro de Memória - Unicamp
(19) 3521-5243
Qualis:B3
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação:1990
E-ISSN:2178-3284
Website: http://www.cmu.unicamp.br/resgate

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas