Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para Trabalhos - Produção artística e crítica de H. P. Lovecraft

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Livros, Literatura, Chamada para trabalhos, Cultura, Cinema, Crítica Cultural

A Revista Abusões (e-ISSN: 2525-4022) tem chamada para trabalhos aberta pra sua edição em homenagem a Howard Philips Lovecraft, um dos mais influentes escritores de horror, de ficção científica, de fantasia ou, simplesmente, em seus termos, Weird Fiction, da primeira metade do século XX. Os trabalhos devem ser enviados até 5 de março de 2017.

A importância da obra de Lovecraft pode ser medida tanto pela quantidade e qualidade de artistas que lhe são tributários (Stephen King, Clive Barker, Ridley Scott, Guillermo Del Toro, John Carpenter, Alan Moore, Neil Gaiman, H. R. Giger) quanto pela presença disseminada de suas criações na cultura popular contemporânea. Em homenagem aos seus 80 anos de morte, e em celebração ao centenário de uma de suas narrativas mais emblemáticas, Dagon, o quarto número da Revista Abusões aceita artigos que versem sobre a produção artística e crítica do escritor norte-americano, sobre Horror Cósmico, ou, em uma perspectiva comparatista, sobre obras ficcionais e ensaísticas que estabeleçam diálogos com a obra lovecraftiana.

Editorial
As artes da abusão: dos erros de percepção, das coisas que se tomam por outras, das ilusões e dos enganos; da crença no fantástico e das superstições; dos feitiços, dos esconjuros e dos malefícios. Foi em torno dessa hoje exótica palavra que nasceu a Abusões, revista dedicada às ficções que transitam nas franjas do real, um projeto que é fruto da parceria entre dois Grupos de Pesquisa, certificados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) junto ao Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Nós do Insólito: Vertentes da Ficção, da Teoria e da Crítica e o Estudos do Gótico.
 
O vigor desse campo de estudos nas universidades brasileiras é atestado pelo surgimento e consolidação, nos últimos anos, de vários grupos de pesquisa a ele dedicados, para além dos que assumem a Editoria desta revista, como o Vertentes do Fantástico na Literatura (UNESP, envolvendo os três campi em que há o curso de Letras), o Espacialidades Artísticas (UFU), o Língua e literatura: interdisciplinaridade e docência (UNIFESP), o Narrativa e insólito (UFU) e o Belvidera – Núcleo de Estudos Oitocentistas (UFPE), todos praticamente reunidos com os nossos grupos da UERJ, no Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduações e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) Vertentes do Insólito Ficcional.
 
Dessas inúmeras e labirínticas intersecções e tangências entre o insólito, o gótico, o fantástico, o estranho, o maravilhoso, o sobrenatural, o extraordinário, a fantasia, o medo, o horror, o terror e outras manifestações ficcionais congêneres virão os artigos que darão corpo à publicação. Interessa veicular os resultados de pesquisas dessa vasta rede de estudos, seja como um instrumento de divulgação, seja como um ambiente crítico, capaz de integrar trabalhos individuais em projetos coletivos.

​Abusões é uma publicação semestral, hospedada no Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ , e tem por finalidade a divulgação de artigos, resenhas, entrevistas e fontes documentais relevantes para os estudos do Gótico, do Fantástico e do Insólito, tomados em sentido lato. A revista publica textos em Português, Espanhol, Galego, Francês, Italiano, Inglês e Alemão, com titulo, palavras-chave (em um mínimo de 3 e um máximo de 5) e resumo, obrigatoriamente, em língua portuguesa e em uma das demais línguas.
 
Editoria Chefe:
Flavio García (UERJ, Brasil)
Júlio França (UERJ, Brasil)
 
Editoria Adjunta:
Luciana Colucci (UFTM, Brasil)
 
Conselho Editorial:
Aurora Gedra Alvarez (UPM, Brasil);
Fernanda Aquino Sylvestre (UFU, Brasil);
Flavio García (UERJ, Brasil);
Heloisa Helena Siqueira Correia (UNIR, Brasil);
Júlio França (UERJ, Brasil);
Karin Volobuef (UNESP Araraquara, Brasil);
Luciana Colucci (UFTM, Brasil);
Maria Cristina Batalha (UERJ, Brasil);
Marisa Martins Gama-Khalil (UFU, Brasil);
Renata Philippov (UNIFESP, Brasil);
Regina da Costa da Silveira (UniRitter, Brasil).
 
Conselho Científico:
André de Sena Wanderley (UFPE, Brasil);
DaleKnickerbocker (East Carolina University, Estados Unidos da América);
Daniel Balderston (University of Pittsburgh, Estados Unidos da América);
David Roas (Universitàt Autónoma de Barcelona, Espanha);
Elton Honores Vásquez (Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru);
Jean-Philippe Imbert (Dublin City University, Irlanda);
Júlio Jeha (UFMG, Brasil);
Maria Conceição Monteiro (UERJ, Brasil);
Maria João Albuquerque Simões (Universidade de Coimbra, Portugal);
Maurício César Menón (UTFPR, Brasil);
Mark Macleod (Charles Sturt University, Austrália);
Rosalba Campra (La Sapienza Università di Roma, Itália).

Mais informações no site da Revista Abusões.

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas