Sexta-feira, 20 de Outubro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para trabalhos da Revista Brasiliana: Cinema brasileiro contemporâneo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Reino Unido

Literatura, Chamada para artigos, Cinema, Ciências Humanas e Sociais, Geografia, Migrações, Estudos Brasileiros

A revista  Brasiliana - Journal for Brazilian Studies (ISSN: 2245-4373) seleciona artigos para o seu vol. 6 nº1 que terá como tema “Cartografias cinematográficas: sentidos de lugar no cinema brasileiro contemporâneo”. Os artigos para a revista,que é editada pelo King's College London, podem ser escritos em português, inglês, dinamarquês e espanhol. O prazo máximo para o envio é o 1 de abril de 2017.

Eixo temático

A chamada "reviravolta espacial" nos estudos cinematográficos assistiu a uma produtiva fertilização cruzada entre a teoria do cinema ea geografia cultural, levantando novas questões sobre os conceitos de espaço, lugar e paisagem no cinema e fornecendo novos modelos e ferramentas para a análise de filmes. Nos últimos quinze anos, o Brasil produziu e lançou mais de mil filmes, com um aumento gradual da produção em muitas regiões e estados. Esta diversidade geográfica se reflete nas escolhas narrativas dos filmes recentes, nas quais se retratam territórios e grupos sociais anteriormente sub-representados.

Esta edição da revista Brasiliana: Revista de Estudos Brasileiros busca contribuições originais que trazem novas abordagens ao retrato de lugares cinematográficos e paisagens no cinema brasileiro a partir de 1990, com foco especial no cinema do novo milênio. A questão tem como objetivo ampliar a discussão sobre o conjunto de práticas espaciais e experiências em filmes e os papéis dos espaços cinematográficos na construção de sentidos de lugar no cinema. Esta questão considera o papel da espacialidade como uma condição poderosa do cinema que pode revelar significados estéticos, políticos, sociais e históricos da imagem cinematográfica.

Encorajamos a submissão de artigos de perspectivas interdisciplinares de filmes de ficção e documentários específicos que proporcionam novas formas de olhar o cinema brasileiro contemporâneo através de sua diversidade geográfica. Estas podem incluir as formas pelas quais as subjetividades estão conectadas ao espaço através de representações sociais de classe, gênero e/ou raciais; Como as narrativas e os personagens são influenciados pelas práticas espaciais e espaciais no mundo contemporâneo e suas circunstâncias, como migração, globalização, desastres naturais, violência, mudanças econômicas; Ou como espaços cinematográficos podem evocar um senso de eu, realidade, memória, afeto, movimento, poder ou deslocamento.

Esta edição será co-editada por Antônio M. da Silva e Mariana Cunha.

A Brasiliana continua aceitando a apresentação de artigos sobre o Brasil em geral e revisões de publicações recentes para suas outras seções.

Mais informações na página da revista Brasiliana.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas