Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Publicações

Chamada para publicação números da Revista Abril Nepa UFF - Niterói - RJ - Brasil

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Literatura

Chamada Revista Abril NEPA UFF

http://www.revistaabril.uff.br/index.php/revistaabril/announcement

A revista Abril é o periódico do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA UFF. Busca ser um veículo de divulgação nacional e internacional de estudos, resenhas, sobre obras literárias produzidas em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Princípe), de forma específica ou em abordagens comparatistas. Visa também a apresentação, através desses estudos, de pesquisas contemporâneas sobre essas literaturas a partir de temas teóricos-criticos fundamentais para sua compreensão.

Próximos números:


Revista ABRIL 21 –  prazo para submissão: 31 de maio de 2018

Tema: Novas escrituras, novas epistemologias

Organizadores: Júlio Machado (UFF) e Nazir Can (UFRJ)

Ementa:

Diálogos entre a literatura e as ciências humanas em contextos coloniais e pós-coloniais. Embora muitas das áreas de conhecimento que acabaram por se reunir sob a expressão ‘ciências humanas’ possuam antecedentes por vezes milenares, sua consolidação como o que hoje se entende por ciência se deu, sobretudo, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Um dos processos históricos mais relevantes desse período foi, sem dúvida, a interiorização da colonização europeia em territórios africanos e asiáticos, contando, muitas vezes, com o suporte de tais ciências, cooptadas pelo colonialismo. Tampouco a literatura se viu livre de tais vínculos, estabelecendo com frequência relações de interdependência com as estruturas coloniais de poder. Ao longo do século XX, contudo, especialmente a partir dos processos de descolonização do pós II Guerra Mundial, dissenções críticas se mostraram cada vez mais frequentes, tanto no âmbito das literaturas e dos estudos literários quanto no de cada uma das ciências humanas, resultando em transformações estéticas e epistemológicas profundas. Tanto na cooptação colonial quanto na resistência anticolonial, o fazer literário se construiu em constante diálogo com as ciências humanas. Assim, solicita-se a submissão de artigos que discutam as relações entre a literatura e as ciências humanas em contextos coloniais e pós-coloniais, bem como resenhas sobre textos literários ou teórico-críticos produzidos em Portugal ou nos países africanos de língua oficial portuguesa.


Revista ABRIL 22 –  prazo para submissão: 31 de outubro de 2018

Orgs.: Renata Flavia da Silva (UFF) e Roberta Guimarães Franco Faria de Assis (UFLA)

Tema:  Projeções do eu e a escrita de si
 
Ementa:

As fronteiras entre o “real” e o ficcional sempre foram objeto de intenso debate na área da literatura, fronteiras que podem ser caracterizadas por diversos tipos de abordagem, seja pela utilização de fatos ou personagens históricos, pela proximidade entre a instância autoral e a figura do narrador, por uma relação com o enredo, ou ainda pelo diálogo entre poeta e sujeito poético. Desse modo, as definições em torno dos gêneros ditos confessionais são amplas e variadas, permeadas pela desconfiança do “eu” que se revela no texto, ou pela afirmação da sua ficcionalização, ou mesmo de sua alterização,através da escrita. Autobiografia, memórias, diário,correspondência, escrita íntima ... termos variados, com implicações próprias, mas que partem de um mesmo princípio, a presença do “eu” como instância autoral. Sendo assim, este número da Revista Abril acolherá textos que discutam a perspectiva teórica em torno dos gêneros que contemplam a “escrita de si” a partir da análise de obras produzidas em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa.


Revista ABRIL 23 –  prazo para submissão: 31 de maio de 2019

Organizadores: Luis Maffei (UFF) e Isabel Almeida (Universidade de Lisboa)

Tema: Camões, sempre contemporâneo

Ementa:

Camões bem pode ser o poeta vivo que nos interessa mais, um contemporâneo de nossos contemporâneos, uma voz que atravessa o tempo, parte incontornável de um processo de interlocução vertical e horizontal. Ou um poeta antigo, com quem conversamos a distância, recuperando alguns traços, evitando outros, recusando, enfrentando, parodiando. Será Camões metonímia de poesia portuguesa? Será uma voz clássica somente? Um maneirista? Tudo isto e o seu contrário? Uma tessitura de contra-dicções? Este número da revista Abril Nepa UFF propõe provocar leituras atuais de Camões, de feição tradicional ou renovadora, lidando diretamente com suas obras (épica, lírica e teatro), entendendo-o, dentro da sua pluralidade, como poeta, ou pondo-o em diálogo com o seu e com outros tempos, com poetas e artistas de qualquer outro espaço linguístico de língua portuguesa e não só, com problemas vários e diversos de interpretação, análise e teorização.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas