Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para publicação Literartes n. 8

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos, Letras

A Revista Literartes (ISSN: 2316-9826), em seu oitavo número, abre espaço para as Histórias em Quadrinhos (HQs) e sua força expressiva na construção da narratividade. Nascidas na cultura de massa, as HQs refletem diversas formas de registros icônicos e simbólicos de cada cultura e cada sociedade, possibilitando, por meio de recursos artísticos, o desenvolvimento de narrativas das mais variadas. Arte com recursos específicos de linguagem escapa ao consenso de uma definição pela sua flexibilidade de limites, aspecto que ressalta sua complexidade e riqueza compositiva. A capacidade dialógica é uma das características que aproximam as HQs da literatura. Com múltiplos recursos, essas histórias também interagem com outras artes, como o cinema e a fotografia, dentre outras.

Constituída por uma linguagem intersignica, integra elementos como a sequencialidade, a visualidade, a interatividade entre a linguagem verbal e a não verbal e muito mais. Tais elementos presentes nas HQs, por sua vez, tecem determinadas relações que permitem a construção de sentidos e o estabelecimento de sua força narrativa.

Adaptações, paródias, estilizações, pastiches são algumas das possibilidades dialógicas que se desenvolvem entre as HQs e a literatura, e que permitem a construção de variadas formas de expressão, participando de maneira ativa na formação do leitor, tão acostumado à visualidade e ao hibridismo do mundo atual.

Prazo final para submissão de artigos: 23 de outubro de 2017

Mais informações no site da Literartes.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas