Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Publicações

Chamada para publicação: Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real (2017/2)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Literatura, Chamada para artigos

DOSSIÊ: Entre o dizer e o ler: o texto na perspectiva do leitor real

Na perspectiva da Análise do Discurso, na base da relação autor-texto-leitor está o já-dito, a memória do dizer, que proporciona ao texto uma dimensão cultural. Isso ocorre pelo fato de o leitor utilizar um aparato discursivo que lhe é indispensável para (com-sobre)viver em sociedade, estabelecendo diálogos com “outros dizeres de outros sujeitos, em tempos diversos”, como lembra Indursky, em A leitura e a escrita como práticas discursivas (Pelotas, RS: EDUCAT, 2001).

Na dimensão citada, texto é um objeto simbólico que representa a materialidade linguística. É uma unidade de análise, aberta tanto a relações textuais com outros textos como a relações com as condições contextuais de ordem socioeconômica, cultural, histórica e política que o produzem.

Assim, pelos efeitos de sentidos que provoca entre interlocutores, repercute no espaço social e nos valores que o embasam, seja legitimando-os ou provocando rupturas nos valores dominantes, instaurando e legitimando novos paradigmas consoante as respectivas época e circunstâncias históricas e culturais.

Considerando-se o exposto, propõe-se aos profissionais que trabalham com a linguagem nas mais diversas formas de expressão textual contribuições voltadas à relevância sociocultural que adquire a relação mútua entre autor, leitor e texto, na perspectiva da leitura, tanto com respeito ao como se lê, quanto ao que se lê, ou pode ler, na perspectiva do leitor real.    

Prazo para submissão: 30 de junho de 2017.

Edição: vol. 19, num. 34, dez. 2017

Observação: No processo de submissão, na aba “Comentário para o editor”, o autor deve  informar obrigatoriamente para qual edição da revista está enviando o seu trabalho para avaliação.

Organização: Maria Thereza Veloso (URI - RS) e Ana Beatriz Gonçalves (UFJF - MG)

E-mails:
Maria Thereza Veloso: veloso@uri.edu.br
Ana Beatriz Gonçalves: abrg61@gmail.com

Língua & Literatura (ISSN 1984-381X), Qualis/Capes B1, é uma revista digital semestral, publicada pelo Departamento de Linguística, Letras e Artes, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Frederico Westphalen, RS, desde 1998. Seu  objetivo central é socializar pesquisas de interesse a estudiosos da língua (materna e estrangeira), das literaturas e suas culturas, bem como de teorias e discussões sobre processos de ensino e aprendizagem que exploram as diferentes linguagens adotadas nas situações de interação social e nas artes.

Mais informações: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas